Gastronomia pelo mundo! Conheça as comidas típicas da Tailândia

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

08/03/2021 - 11:03 - Atualizada em: 08/03/2021 - 12:26

A Tailândia é um país do Sudeste Asiático conhecido pelas praias tropicais, pelos palácios reais suntuosos, pelas ruínas antigas e pelos templos ornamentados com figuras de Buda. Bangcoc, a capital, tem uma paisagem urbana ultramoderna que contrasta com comunidades tranquilas à beira de canais e com os emblemáticos templos.

A culinária tailandesa é mundialmente famosa e apresenta restaurantes típicos em milhares de cidades do mundo. Mas os sabores, uma constante combinação de frutos do mar, pimenta, fritura e açúcar, parecem mais intensos no próprio país, além de mais baratos.

Diferentemente do costume mundial de transformar restaurantes tailandeses em locais chiques, na Tailândia o hábito é comer em banquinhas de rua ou em restaurantes quase sempre abertos para a rua.

Alguns dos principais pratos são:

Pad thai

Massa de arroz com molho agridoce, algum tipo de carne ou fruto do mar, tipicamente acompanhada de brotos de feijão, limão e amendoim.

Foto divulgação

Khao pad

Arroz frito no mesmo estilo do pad thai e o spring roll rolinho de legumes com ou sem carne, frito ou não.

Foto divulgalçao

Som tum

Som tum é uma salada com especiarias cujo principal ingrediente é o mamão, o prato é originário de Laos e de Isan região nordeste da Tailândia.

Foto divulgação