A cena gastronômica do Vale do Itapocu esta cada dia melhor. O número de pratos e culinárias disponíveis só aumenta e quem agradece são os apaixonados por comida! Veja quatro pratos que vale a pena você ir experimentar ou pedir em casa mesmo:

1. Entreveiro de pinhão

O entreveiro é um dos pratos mais rústicos dentro da culinária brasileira. Ele possui infinidades de aplicações, mas Santa Catarina é o lar de uma das mais interessantes receitas: o entreveiro de pinhão.

O processo de preparação deste prato é parecido com sua versão tradicional. A diferença está na escolha de carnes. Elas precisam ter sinergia com o sabor característico desta semente tão consumida nos invernos sulistas.

Em Jaraguá do Sul, esta receita pode ser apreciada no Café e Cervejaria Vale Europeu. No local, as peças de pinhão têm uma maciez incrível. O tempero e ponto das carnes também merecem ressalvas, chegando à mesa sempre suculentas, e com sabores intensos que combinam com a estação mais fria do ano.

Por sua essência tropeira, para este prato a recomendação é a harmonizá-lo com vinhos tintos e secos. Eles têm uma sinergia surpreendente com as carnes e também com o pinhão.

Onde encontrar: Café e Cervejaria Vale Europeu fica na Rua Gustavo Gumz, 477, no bairro Rio Cerro II em Jaraguá do Sul. Telefone: (47) 3376-0022.

2. Caseiro e requintado

Foto Divulgação/Brasileirinho Delivery
Foto Divulgação/Brasileirinho Delivery

O camarão dá, a qualquer prato, um toque especial. Ao mesmo tempo que traz o toque caseiro, também garante requinte às receitas mais simples. Este é o caso do escondidinho de camarão servido pelo Brasileirinho Delivery em Jaraguá do Sul.

A cada garfada, o purê de batatas cremoso que cobre a receita, revela a parte interna cheia de pedaços generosos de camarão, macios e saborosos. Complementando o sabor deste interior marítimo, também se encontram vários temperos caseiros e cebolas picadas que trazem pontos de acidez.

Adicionando suculência, entra o molho branco que, com seu sabor suave, combina e enaltece muito bem o sabor dos queijos escolhidos para a receita: catupiry, mussarela e parmesão em tiras.

Onde encontrar: faça seu pedido pelo WhatsApp comercial: (47) 3307-5919, ou pelo site oficial do Brasileirinho Delivery.

3. Hambúrguer de Linguiça Blumenau

Foto Divulgação/Gold Burger
Foto Divulgação/Gold Burger

Um dos embutidos mais apreciados em Santa Catarina é a Linguiça Blumenau. Por ter um sabor tão incrível, esta linguiça se tornou um ingrediente de extrema versatilidade, sendo usada até mesmo na preparação de hambúrguers artesanais.

Em Jaraguá do Sul, a Gold Burger serve o Gold Linguiça, que é feito com este embutido. Esta versão da casa é feita de forma 100% artesanal e coberta com muito queijo mussarela de qualidade. Para tornar o interior mais suculento, a hamburgueria adiciona o seu molho exclusivo que o deixa com um sabor exclusivo, mas facilmente reconhecível.

Os acompanhamentos deste hambúrguer são anéis de cebola crocantes por fora e muito macios e saborosos na parte interna. Além disso, ele também acompanha molho barbecue, que é uma opção para quem prefere o sabor mais adocicado deste molho americano.

Onde encontrar: faça seu pedido pelo aplicativo Aiqfome.

4. Cozinha Havaiana

Foto Divulgação/Poke Nachos
Foto Divulgação/Poke Nachos

Com a mundialização da gastronomia, cada vez mais se encontram pratos de outros países a nossa disposição. Um exemplo disso são os "Pokes", uma espécie de entreveiro, que ao invés de carnes leva peixe cru e é servido frio e com saladas verdes.

Embora a culinária havaiana não seja tão conhecida, este prato vem sido consumido em Jaraguá do Sul desde que a empresa Poke Nachos se instalou na região. Para quem quer provar esta delicia, o local recomenda o "Poke Kale".

Ele é feito com salmão fresco em cubos acompanhado de um mix de folhas que são responsáveis por trazer o sabor mais fresco que é intensificado através da manga fatiada. Misturando estes ingredientes e dando um toque cremoso entram a maioneses de beterraba, o molho de ostras e várias outras iguarias havaianas.

Onde encontrar: Faça seu pedido pelo aplicativo Aiqfome.