Gartran é destaque em eficiência e nº1 em transporte do ramo têxtil nacional

Por: Elissandro Sutil

15/12/2020 - 07:12 - Atualizada em: 15/12/2020 - 23:17

Reconhecida pela eficiência no serviço prestado, a jaraguaense Gartran recebeu o prêmio Top do Transporte como a melhor empresa no setor de transporte têxtil. Esse reconhecimento é a colheita de boas sementes plantadas na trajetória de 18 anos de empresa.

De acordo com um dos proprietários e diretor comercial, Jonathan Garcia, a superação do impacto da pandemia do coronavírus (Covid-19) foi um dos fatores para a conquista desse prêmio.

Ele conta que nesse período houve uma baixa de fluxo de carga, ou seja, uma dificuldade instalada era o pouco fluxo de carga, que resultou no problema de montagem.

“Quando você tem menos carga você tem um fluxo menor, a rotatividade é menor, ou seja, o prazo de entrega sofre alterações. Nós conseguimos manter o prazo de entrega mesmo com todas essas dificuldades, tivemos que trabalhar com rotas com prejuízo, mas mantivemos o prazo para manter o cliente”, afirma.

O também proprietário e diretor financeiro, Jean Garcia, ressalta que a falta de fluxo foi de março a maio, mas de junho em diante houve um aumento expressivo, quando começou a explodir a quantidade de mercadorias. Nesse período eles enfrentaram outro problema, pois tinham muita carga e poucos caminhões.

“Tivemos que vencer mais essa luta, mas conseguimos controlar os dois momentos de dificuldade que foi a falta e o aumento de fluxo, e esse foi grande diferencial que resultou nessa premiação”, pontua.

Dedicação e comprometimento para superar

Poder contar com o comprometimento dos colaboradores é primordial para a eficiência da empresa, e apesar das dificuldades enfrentadas na crise, Jonathan lembra que a equipe superou numa conjuntura especial.

Ele afirma que a Gartran contou com uma parceria muito grande com os funcionários. “Esse foi um momento de união para manter a empresa em pé, e graças a Deus superamos isso tudo. Hoje conseguimos ver o brilho no olhar de cada uma das pessoas que trabalham conosco”, destaca.

Foto: Piero Ragazzi

A colaboradora Marli Retke, que trabalha há 18 anos na empresa, afirma que é uma honra fazer parte da equipe e trabalhar com uma diretoria íntegra e colaboradores dedicados ao crescimento da empresa.

“O prêmio Top do Transporte é mais que merecido. Sei o quanto foi batalhado para a empresa chegar a esse patamar. O empenho de todos, em dar o melhor para suprir as necessidades dos clientes e o esforço na qualidade do serviço, é o que faz da Gartran a melhor nacionalmente”, frisa.

Destaque no Top do Transporte no ramo têxtil

O Top do Transporte é a mais importante e cobiçada certificação do transporte rodoviário de cargas no país. São os próprios clientes que elegem as empresas Top do Transporte.

Foto: Divulgação/Gartran

A Gartran foi eleita em 1º lugar na especialidade de transporte têxtil, alcançando a maior nota final entre os demais vencedores na categoria. Em 2020, participaram da pesquisa 24 empresas embarcadoras de cargas filiadas à Sinditextil.

História de sucesso baseada em bons exemplos

Jonathan e Jean contam com orgulho a história da empresa que tem como referência a trajetória profissional do pai, Ademir Moretti Garcia. Ele atuava como representante na Duas Rodas, e antes já tinha experiencia com caminhão, pois anteriormente tinha um veículo em sociedade com o Sr. Renato Demathe e viajavam juntos.

Foto: Arquivo/Familia Garcia

“Meu pai foi um representante de sucesso e pioneiro nessa atividade. Ele desbravou a região do Mato Grosso Sul até o Acre. Apesar de viajar muito, sempre que estava conosco nos dava atenção ao extremo”, relembra Jonathan.

Em meados de 1990, Ademir teve a oportunidade de comprar dois caminhões em conjunto com dois primos e um irmão. Porém, em 1994 ele faleceu num acidente de trânsito.

Foto: Arquivo/Familia Garcia

Na época, Jonathan tinha 8 anos e o irmão Jean tinha 6. A mãe de Jonathan e Jean, Ediana Maria Garcia, assumiu a empresa com os outros sócios, e quando Jonathan fez 16 anos entrou na empresa que na época tinha 6 caminhões.

“Em 2002 fundamos outra empresa, minha mãe, eu, com 16 anos, o tio Eugênio Garcia (que participou da empresa até 2015) e posteriormente meu irmão, que tinha 14 anos. Começamos com três veículos. A empresa antes se chamava GarciaJJ (Garcia Jonathan Jean), porém, reestruturamos o nome em 2009 devido a um problema de marcas e patentes. Então a empresa passou a se chamar Gartran (Garcia e Transporte)”, destaca Jonathan.

A Gartran começou forte no segmento moveleiro e hoje praticamente 70% do transporte é têxtil. Atualmente trabalha com carga fracionada para a região Nordeste, principalmente na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Além disso, conta com uma frota que possui o melhor da tecnologia.

De acordo com Jean, o diferencial da Gartran é o prazo de entrega, a tecnologia de informação inteligente, proximidade com o cliente e a segurança.

“Hoje ninguém mais tem estoque, ou seja, o estoque está sempre no fornecedor. O nosso diferencial está 100% voltado para o prazo de entrega e a praticidade e eficácia no rastreio do produto. Transportadora não se mede pelo tamanho e sim pela eficiência”, completa.

Foto: Piero Ragazzi

A proprietária, Ediana Maria Garcia, relata que em 1994, depois do falecimento do esposo, teve que abdicar da profissão de professora para trabalhar no ramo do transporte e acompanhar os negócios deixados por ele.

“Não foi fácil me adaptar em uma profissão totalmente diferente e ganhar espaço como mulher em um ramo praticamente de homens. Fui me adaptando aos serviços que por 8 anos tive uma preparação. Apesar das dificuldades tive um crescimento que me fez mais forte e capaz para tomar decisões como a de eu meus filhos seguirmos nesse ramo juntos, formando outra empresa”, comenta.

Ela ainda completa que hoje é uma pessoa muito feliz e realizada. “Agradeço a Deus por ter ao meu lado meus filhos que desde a adolescência estão comigo nessa luta. Eles cresceram e se tornaram homens de bem e de muita honestidade. Administramos em parceria e com colaboradores que estão a anos conosco, lutando pelo sucesso”, finaliza.

Foto: Piero Ragazzi

Onde encontrar

A Gartran Logística fica na Rua Carlos Hardt, 5500, bairro Nereu Ramos em Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3371-4810. Mais informações no site www.gartran.com.br e no Facebook (@Gartran_Logistica) e Instagram (@gartranlogistica).