Uma história inspiradora, norteada pelo trabalho e determinação, assim pode-se definir a trajetória do Frigorífico Tomelin.

Tudo teve início em 1983, e como tudo em seu começo, foi difícil, mas a luta diária do casal Ivo Arildo Tomelin e Olga Tomelin, que em uma instalação modesta, abatia o gado e o suíno criado em casa, e depois vendia os cortes e as linguiças na
cidade, falou mais alto.

De acordo com Carlos Rodrigo Gonçalves, que faz o controle de qualidade da empresa, no ano de 1991, depois de muito trabalho e dedicação sempre buscando o melhor, a empresa conquistou a certificação de inspeção municipal, que garantia o direito de comercializar os produtos no território Jaraguaense, com o aval da secretaria de agricultura do município.

Ao longo dos anos, a luta sempre foi intensa, a família foi crescendo, e os filhos (cinco no total) foram acompanhando a rotina dos pais, tanto no exemplo, quanto com a mão na massa mesmo, sem abrir mão dos estudos. Mesmo com a realidade difícil da época, em que estudar às vezes era quase uma odisseia, seja pelas dificuldades de locomoção ou pelas distâncias longas das escolas mais próximas.

Hoje, a empresa é gerida pelos filhos (quatro homens e uma mulher), cada qual na sua função e juntos dando continuidade e aprimorando os processos do frigorífico.

"Com a participação de todos, foram surgindo novos caminhos, adaptações de mercado e ideias que moldaram a empresa, colocando-a no caminho do crescimento constante", conta Gonçalves.

Em 2001 com os negócios expandindo e com os produtos sendo requisitados além das fronteiras da cidade, mais um passo foi dado: a certificação SIE (Serviço de Inspeção Estadual). A partir daquele momento os produtos Tomelin estavam prontos para adentrar o lar de todos os catarinenses.

Mais do que poder comercializar os produtos em todo o Estado, esse salto também significou mais credibilidade à marca, dada as dificuldades de conseguir e de manter tal certificação.

Setor de defumados da Casa de Carnes Tomelin. Foto: Divulgação

De acordo com Gonçalves, toda marca que cresce precisa também se estruturar na mesma proporção em espaço físico. Isso ocorreu em 2013 quando foi feita uma grande reforma e ampliação comemorando os 30 anos da empresa que, naquele momento, aumentava também a capacidade de produção.

E não parou por ai, em 2017 os proprietários, juntamente com toda a equipe, pensaram em criar uma nova marca, com produtos diferentes dos que já eram fabricados. Essa ideia foi sendo moldada e aprimorada a medida que outro empreendimento era idealizado, a Casa de Carnes Tomelin.

"Surgiu a necessidade de dar um conforto maior e mais variedade de produtos para os nossos clientes, por isso, decidimos criar uma outra marca e também uma casa de carnes".

Matriarca da família dá nome aos avanços da empresa

Durante todo esse período a empresa manteve um ponto de vendas anexo ao frigorífico, onde vendia os cortes e produtos suínos. Em 2019 a Casa de Carnes Tomelin começou a sair do papel.

O novo espaço, localizado no mesmo endereço do frigorífico, tem uma área de 510 m². Uma ampla loja que, além dos produtos suínos que já eram oferecidos (embutidos, defumados, cozidos, temperados, frescais), agora conta também com toda linha de cortes bovinos, aves, ovinos, peixes, etc.

Novo espaço conta com mais opções de produtos. Foto: Matheus Wittkowski / OCP News

São produtos in natura e temperados, dando mais opções e comodidade para os clientes Tomelin. Além disso a loja ganhou um setor de frios com queijos dos mais variados sabores e estilos.

O grande diferencial é que estes novos produtos manipulados e comercializados neste ambiente recebem a nova marca Dona Olga Alimentos, criada com o intuito de homenagear a matriarca da família, que muito lutou pelo sucesso da empresa, mas que infelizmente faleceu no ano de 2018.

"Ela foi o grande alicerce da empresa e fazia tudo acontecer. Tudo que foi construído até hoje tem uma grande parcela de todo o esforço de Dona Olga, e essa foi a forma que encontramos de eterniza-la", lembra Gonçalves.

A marca Dona Olga Alimentos foi criada em homenagem à matriarca da família. Foto: Divulgação.

A Casa de Carnes Tomelin que foi inaugurada no dia 1º de abril de 2020, data do aniversário da Dona Olga, oferece também ao público Tomelin, bebidas quentes e geladas, produtos lácteos, adega de vinhos farta, um setor de mercearia variado, congelados, empório amplo, além de itens e acessórios para churrasco.

"Com a variedade de produtos em um espaço amplo, conseguimos atender a todos os públicos, esse era o anseio da família, poder oferecer mais conforto para o cliente", reforça Gonçalves.

Ele lembra que, o feedback dos clientes também é importante nesse momento, já que além dos produtos Tomelin que são oferecidos na Casa de Carnes, a intenção com tudo que se agregou no novo empreendimento é manter a
credibilidade, oferecendo produtos de procedência, além de parceiros e fornecedores que também busquem a excelência de seus produtos.

Conveniência conta com adega. Foto: Divulgação.

A Casa de Carnes Tomelin, funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 19h sem fechar para o almoço, e aos sábados das 8h às 17h também sem fechar ao meio dia.

Programações e promoções especiais da loja podem ser acompanhadas nas redes sociais da empresa, que fica localizada na rodovia Waldemar Gumz, nº 900, Vila Chartres (caminho para Santa Luzia), Jaraguá do Sul - SC.

Setor de frios da Casa de Carnes Tomelin. Foto: Divulgação.

Mais sobre o Frigorífico Tomelin

O Frigorífico Tomelin atua no abate e industrialização de produtos suínos. São embutidos, defumados, carnes temperadas, cortes frescos, linguicinhas, presunto, apresuntado e outros.

Há 37 anos no mercado, e com média de abate diário de 180 animais, além de oferecer produtos de qualidade, a empresa segue normas rígidas de inspeção sanitária, com a atuação de veterinária todos os dias na empresa acompanhando os processos.

O cuidado ambiental também é uma preocupação e compromisso da empresa que conta com moderno sistema de tratamento de seus efluentes, seguindo as determinações do órgão competente.

Setor de Defumados da Casa de Carnes Tomelin. Foto: Divulgação.

Com cerca de 80 colaboradores, a empresa hoje, além do recém empreendimento inaugurado, foca em outras melhorias estruturais no frigorífico que já estão em andamento. Também tem planos de crescimento ainda maiores, sempre acompanhando o agronegócio, seja na aquisição de maquinários modernos, estruturação física, treinamento de colaboradores ou simplesmente em propagar o lema que estampa a logomarca: “A excelência em produtos suínos”.