Excelência em atendimento e estrutura marcam os 84 anos do Hospital São José

Por: Elissandro Sutil

24/11/2020 - 07:11 - Atualizada em: 24/11/2020 - 10:26

Uma história marcada pela dedicação em atender à comunidade e levar serviços de saúde de excelência, resumem os 84 anos do Hospital São José (HSJ).

Hoje a entidade é referência em diversas especialidades e conta com cerca de 800 funcionários, mais de 200 médicos, 300 leitos de internação, 30 leitos de UTI, além de ser um grande equipamento em benefício da saúde, não só para a região de Jaraguá do Sul, mas para Santa Catarina.

Foto: Piero Ragazzi

História do HSJ

Em 1936 os chofers que levavam os pacientes de Jaraguá do Sul para outros centros como Joinville e Blumenau, perceberam o sofrimento do trajeto e decidiram criar o Hospital São José para atender essa demanda. Depois vieram as irmãs da Divina Providência que assumiram o comando da entidade.

Foto: Divulgação

Em 2004 houve o acordo de cooperação entre a Associação Divina Providência e a Associação Hospitalar São José, que por 10 anos atuaram através de uma coparticipação. Em 2014 houve o desligamento das irmãs Divina Providência passando a administração e o patrimônio do HSJ para a Associação Hospitalar São José.

Construindo uma história de valor

De acordo com o presidente do conselho deliberativo do HSJ, Paulo Chiodini, em 2004 notou-se a necessidade de uma readequação física, de gestão e tecnológica na entidade.

De 2004 a 2010 houve a primeira fase do plano diretor, em que foi feita toda a reforma e estruturação das UTIs, o Pronto Socorro, setor industrial, cozinha, maternidade, farmácia, conforto oncológico e clínica cirúrgica.

Na segunda fase do plano (2011-2013), ocorreu a ampliação e reforma do CDI, ampliação da oncologia e a última parte dos leitos de internação e UTI.

Foto: Matheus Wittkowski

E na terceira fase (2014-2018), houve a ampliação da farmácia, da internação 2, ampliação da conveniência, repaginação do Pronto Socorro, implementação da Clínica São José e também o laboratório, que até então era um serviço terceirizado e agora é interno.

Foto: Piero Ragazzi

Chiodini destaca que para o futuro, até 2023, haverá a quarta fase do plano diretor.

“Essa será a última grande intervenção em que será feita a aquisição de um PET-CT – um equipamento de exames oncológicos, a reforma do conforto oncológico, upgrade do acelerador linear e a implementação de mais um, além da reforma completa do centro cirúrgico, dobrando a capacidade de procedimentos e prevento a robótica”, detalha.

Atualmente, ocorrem mais de 1200 cirurgias por mês no HSJ e a capacidade será ampliada. Na área da cardiologia e neurologia a entidade fará a aquisição da hemodinâmica. Um ponto-chave para os próximos anos também será o investimento na área de ensino devido o potencial do curso de medicina instalado na cidade.

“O hospital além de ser um centro de atendimento para os pacientes têm que promover a saúde por meio do ensino”, pontua.

Voluntariado é uma das marcas do HSJ

Jaraguá do Sul tem um viés do serviço voluntário muito forte e no hospital isso se reflete muito claramente. Chiodini enaltece que mais de 350 voluntários integram a Associação dos Voluntários, divido em grupos, um deles é o próprio conselho deliberativo.

“É um trabalho extremamente importante que dá credibilidade e sustentabilidade para o HSJ. Esse movimento voluntário no município e, principalmente no HSJ, enaltece muito a entidade.”

Ele também destaca que o viés voluntário e a preocupação com a excelência no atendimento são duas vertentes que fazem parte da história do HSJ desde 1936.

Preparo e eficiência no combate ao Covid-19

O HSJ esteve a frente da criação do Comitê de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus em Jaraguá do Sul juntamente com outras entidades. Foram disponibilizados mais 10 leitos de UTI, e o hospital recebeu equipamentos através de doações feitas por empresas e bem feitores.

Foto: Matheus Wittkowski

Chiodini comenta que foi criada uma ala especial de enfermaria só para Covid-19. Em parceria com a prefeitura também foi criada a Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS) que é exclusiva para atendimentos de Covid-19.

“Tivemos uma resposta muito rápida e acredito que a sociedade ainda pode colaborar com os cuidados por meio da prevenção conforme preconiza o Ministério da Saúde”, enfatiza.

O sucesso da Casa São José

A Casa São José, que é exemplo de voluntariado e dá oportunidade para pacientes e acompanhantes, principalmente que estão em tratamento oncológico, terem um local de acolhimento, caminha rumo aos 4 anos.

Chiodini lembra que a Casa São José foi criada através de uma atitude muito nobre do Sr. Pedro Donini, que fez um comodato de um imóvel com o HSJ. “Para a nossa boa surpresa ele decidiu transformar o comodato em doação definitiva. A doação contempla mais dois terrenos próximos à Casa, onde está sendo implementada uma horta comunitária para comemorar mais essa conquista”, finaliza.

Foto: Divulgação/HSJ

Onde encontrar

O Hospital São José fica na rua Doutor Waldemiro Mazurechen, 80, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3274-5000. Acesse o site da instituição (hsaojose.com) para ficar por dentro das novidades, acompanhe também nas redes sociais: Facebook (@hospitalsaojosedejaraguadosul) e Instagram (@hospital_saojose).