Espaço Maker de Blumenau, considerado o maior da América Latina, abre matrículas para 2020

Foto Divulgação/SESI

Por: Felipe Elias

10/12/2019 - 13:12 - Atualizada em: 10/12/2019 - 14:02

Sem dúvidas, o conhecimento é a base fundamental para a formação pessoal, o desenvolvimento intelectual e a construção de um futuro promissor para crianças e adolescentes. Contudo, em um mundo marcado atualmente pelo dinamismo, os jovens estão sendo exigidos a transpor, cada vez mais cedo, o conhecimento teórico para a prática, além de aprender novas e diferentes competências.

Justamente por compreender os desafios e perspectivas desta nova era, o Serviço Social da Indústria (SESI) de Santa Catarina implantou o maior espaço de Educação Maker da América Latina em Blumenau. Para quem não sabe, a unidade foi instalada em março de 2017, em uma área de 1,2 mil m² situada dentro do Complexo Esportivo Bernardo Werner, no Vorstadt.

Foto Divulgação/SESI

Engana-se quem pensa que a educação maker foi criada para substituir a educação convencional, oferecida em âmbito escolar. Pelo contrário, essa metodologia atua de forma complementar e propõe uma vivência baseada na ideia de “faça você mesmo”, na qual os participantes são estimulados a botarem a “mão na massa”, despertando a criatividade, a autonomia e o senso de colaboração e trabalho em equipe.

A unidade maker do SESI em Blumenau atende alunos de 7 a 17 anos no período inverso ao da escola e promove atividades de exploração, pesquisa, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo. Não existem salas de aula com espaço físico delimitado nem lousa ou mesas individuais. Todos os estudantes são livres para utilizar os recursos disponíveis e transitar por todo o espaço, interagindo com seus orientadores.

No local, os alunos têm acesso a diversos tipos de equipamentos, dos mais simples aos mais sofisticados, como kits de robótica, impressora 3D, cortadora a laser, computadores, tablets, placas eletrônicas, óculos de realidade virtual e drones. Com o objetivo de desenvolver múltiplas competências e habilidades, a unidade trabalha com oficinas semanais e também com atividades diárias no Maker+.

Foto Divulgação/SESI

Oficinas uma vez por semana: robótica kids, robótica teen e vem ser maker (experimentação das áreas de Comunicação e mídias; Tecnologia e robótica; Games e animação; e Ciências e invenções). Essas oficinas também compõem o quadro de atividades diárias, dentro do contraturno Maker+, que também conta com:

  • Comunicação e mídias;
  • Tecnologia e robótica;
  • Matemática e games;
  • Ciências e invenções;
  • Inglês kids;
  • Libras (Língua Brasileira de Sinais);
  • Prática esportiva;
  • Chef kids;
  • Relaxamento e meditação;
  • Inteligência emocional.

Foto Divulgação/SESI

Agora, você já sabe que o Espaço Maker de Blumenau oferece muito mais do que aprendizado, mas a chance de acompanhar as transformações e novas exigências do mundo contemporâneo. As matrículas para o primeiro semestre de 2020 já estão abertas. Então, não perca tempo! Para consultar os valores e obter mais informações sobre a metodologia, basta ir ao Complexo Esportivo do SESI, na rua Itajaí, 3.434, no bairro Vorstadt, ou entrar em contato pelo telefone (47) 3231-5232 ou pelo WhatsApp (47) 98403-5742.

 

 

As atividades semanais também são realizadas no Espaço Maker de Indaial, localizado na Unidade do SESI, na avenida Pioneiros, 235, no Centro. Os contatos com esta unidade podem ser realizados pelo telefone (47) 3231-5353.

Quer receber as notícias no WhatsApp?