Como viver bem durante a terceira idade? A abordagem médica mudou; e não só para os idosos.
Hoje, a ideia da medicina é não só tratar a doença quando ela se apresenta e sim cuidar da saúde como um todo, prevenindo já desde a infância.

A medicina de agora privilegia a prevenção. Para a terceira idade, prevenir significa investir no seguinte tripé: checkup, atividade física e atividade intelectual. Benefícios do check-up: a partir dos 45 anos, homens e mulheres devem realizar ao menos um checkup anual, para o diagnóstico precoce e o controle de doenças crônicas.

Nessa fase da vida, mais que em qualquer outra, a prevenção faz toda a diferença. Benefícios da atividade física: além de melhorar a condição cardiovascular, a atividade física fortalece a musculatura e dá firmeza de movimentos, o que evita quedas e previne fraturas. A melhor atividade para os idosos é a caminhada, feita quatro vezes por semana, 30 minutos por dia.

Se ficar muito cansado, pode até dividir essa meia hora em três caminhadas de 10 minutos. Além de ruas e parques, outros lugares que podem favorecer as caminhadas e a socialização são os shoppings, onde os idosos encontram piso regular, temperatura adequada e também podem fazer amizades, o que incentiva a prática continuada.

Benefícios da atividade intelectual: ela previne um dos problemas mais comuns entre os idosos, que é a depressão. Os mais idosos começam a ter resistência a novos projetos, perdem a capacidade de se relacionar com as outras gerações e, assim, vão perdendo o prazer de viver. Ficar só vendo televisão não é a opção para quem quer viver bem a terceira idade.

Essa é a hora de fazer cursos, ler, debater, colocar a cabeça para funcionar. Isso é que mantém o bom humor, abre a possibilidade de cultivar amizades e se atualizar, para sentir-se participante do mundo.
Siga essas dicas e consulte seu geriatra periodicamente. Aproveite a terceira idade com saúde e alegria, com seus filhos, netos, parentes e amigos.