Entenda as causas do sangramento anal e o que fazer quando o problema surge

Por: Elissandro Sutil

06/03/2020 - 10:03 - Atualizada em: 06/03/2020 - 11:38

O sangramento anal é uma doença que atingirá 75% das pessoas em algum momento da vida. A informação é do ministério da Saúde que reitera que a mazela pode ser provocada por inúmeras causas.

O proctologista Guilherme Canfield explica que quando se observa sangue a partir do ânus, existe a possibilidade de o tubo digestivo estar com sangramento. “As causas podem variar de hemorróidas até câncer de intestino”, diz.

No caso de hemorróidas, segundo o especialista, o sinal mais comum é o sangramento, que em si é um sinal clínico, não a doença. Em pacientes jovens, por exemplo, ele ressalta que esses sangramentos costumam ter como causa as doenças orificiais: hemorróidas, fístulas, fissuras anais.

“Por estar ligado a diferentes doenças, é comum acontecer em diferentes idades também”, frisa, acrescentando que a gravidade da situação vai depender do volume de sangue perdido. “O mais importante é identificar a causa, para, aí sim determinar o problema e como tratá-lo.”

Hábito regular

Dr. Canfield reforça que manter um hábito intestinal regular e com fezes de consistência normal seria uma maneira de prevenir.

De acordo com o especialista, após os 45 anos, a associação de bons hábitos intestinais aliada a protocolos de prevenção de câncer de cólon com colonoscopias seria uma estratégia interessante.

Não existe uma dieta específica para quem tem sangramento anal. No entanto, a depender da doença que está originando o problema, pode-se ter dietas específicas para cada uma delas.

Os tipos

A hemorróida ocorre devido à dilatação de vasos sanguíneos do ânus. Com o esforço físico excessivo ao evacuar e a passagem das fezes ressecadas e endurecidas, eles podem eventualmente se romper, ocasionando hemorragias e dor local.

Já a fissura é como um corte na borda do ânus e a fístula, uma comunicação anormal entre o canal anal e a pele externa do ânus. Ela surge, em 90% dos casos, por infecção e inflamação de glândulas dessa região.

Onde atende

A CliniCanfield fica na rua Barão do Rio Branco, 207, no Centro de Jaraguá do Sul. Entre em contato pelo telefone (47) 3307-4031 ou (47) 99248-4264. O espaço abre de segunda a sexta em horário comercial. Acesse a página aqui. Aqui o facebook e o instagram.

CRM 18116 – RQE PROCTOLOGISTA 11597 – RQE CIRURGIÃO GERAL 9990.