Com modelo diferenciado, SESI e SENAI de Blumenau realizam matrículas para Ensino Médio 2020

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

29/10/2019 - 10:10 - Atualizada em: 29/10/2019 - 10:39

O mundo vem se transformando numa velocidade nunca vista antes e diariamente surgem novos e complexos desafios, sobretudo em um mercado de trabalho dominado pelas novas tecnologias. Atualmente, é necessário que as pessoas desenvolvam múltiplas competências e habilidades. Não basta saber, elas precisam saber fazer e colocar a “mão na massa” cada vez mais cedo para se moldarem e estarem preparadas para os desafios futuros.

Conectados a esta realidade, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santa Catarina implantaram em Blumenau um novo e moderno modelo pedagógico para quem vai ingressar no Ensino Médio: o Ensino Médio Integrado. Nele, os alunos fazem o Ensino Médio regular e ainda escolhem uma formação técnica e profissional ou o aprofundamento em uma área de conhecimento.

Foto Divulgação

Caso obtenha sucesso ao final dos três anos de ciclo, o aluno terá a dupla formação de maneira integrada em uma única certificação. Este modelo é ideal para que o estudante estabeleça a relação entre teoria e prática, desenvolvendo competências diferenciadas e se preparando para o ensino superior e também para o mundo do trabalho. Tudo isso com a experiência do SESI, maior rede de educação básica privada do país, e a qualidade do SENAI, maior rede de Educação Profissional da América Latina.

Além disso, o Ensino Médio Integrado do SESI SENAI oferece atividades complementares no período do contraturno escolar. Por semestre, os alunos matriculados podem participar de até três dos seis clubes oferecidos: Tecnologia e Robótica; Matemática e Games; Redação; Comunicação e Mídias; ENEM; e Esportes.

“O objetivo desta proposta é integrar os estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho, sempre priorizando a qualidade do ensino”, afirma a gerente executiva SESI SENAI, Dalila Leite Mendonça de Carvalho.

Dalila Leite Mendonça de Carvalho | Foto Divulgação

Como funciona esse modelo pedagógico?

No 1º ano do Ensino Médio, o estudante participa do módulo “Projeto de Vida” relacionado ao mundo do trabalho, que contribui para a escolha da profissão e a construção de carreira. No 2º ano, o estudante inicia o itinerário de formação profissional ou itinerário de aprofundamento das áreas de conhecimento, finalizando o curso no 3º ano.

No ato da matrícula, o aluno deverá optar por um dos três itinerários oferecidos:

  • Aprofundamento das áreas de conhecimento em Ciências da Natureza;
  • Formação profissional em Desenvolvimento de Sistemas;
  • Aprofundamento das áreas de conhecimento – STEAM (termo em inglês que conceitua a união de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes).

Já no contraturno escolar, o estudante pode participar de atividades extracurriculares nas áreas de tecnologia, robótica, matemática, games, comunicação, mídias e esportes.

As matrículas já estão abertas para 2020?

Sim, os pais e responsáveis que queiram matricular seus filhos no 1º ano do Ensino Médio Integrado devem procurar a unidade do SENAI em Blumenau, na rua São Paulo, 1.147, no bairro Victor Konder. Para efetuar a matrícula, serão solicitados alguns documentos originais e cópias.

Documentos do estudante:

  • RG e CPF;
  • Declaração de frequência do 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental (início das aulas);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (início das aulas);
  • Laudo médico para estudante com deficiência.
  • 1 foto 3X4 recente

Documentos do responsável legal e financeiro:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Se for trabalhador da indústria, deve apresentar ainda Carteira de Trabalho (cópia da página em que consta o número do documento e foto, e página do registro com CNPJ), além do PIS.

Foto Divulgação

Valor da matrícula e das mensalidades?

A mensalidade é de R$ 795, sendo que a primeira corresponde à taxa de matrícula. Filho(a) e trabalhador(a) da indústria, conveniados e egressos de Aprendizagem Industrial têm direito a descontos.

  • 5% para grupo familiar;
  • 10% para pagamento à vista; filho de trabalhador da indústria; egresso do Ensino Fundamental do SESI; e aluno de aprendizagem do SENAI;
  • 15% para filho de trabalhador de indústria associada a sindicato; e filho de colaborador da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Quando começam as aulas em 2020?

O ano letivo iniciará no dia 10 de fevereiro. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h30. No período da tarde, são realizadas as atividades extracurriculares, com início a partir do mês de março.

Tenho mais dúvidas, para onde posso ligar?

Para atendimento aos clientes, o SESI SENAI possui uma central de atendimento pelo telefone 0800-481212.

O Ensino Médio SESI SENAI é ofertado em mais 13 cidades do estado. Para saber os locais, basta clicar aqui. Opte por uma formação completa e garanta um futuro de sucesso para o seu filho!

Quer receber as notícias no WhatsApp?