Camila Consul, 34 anos, nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Santo Antônio da Patrulha, cidade pequena que fica cerca de 80 km da capital Porto Alegre. Diferente de outras pessoas da cidade natal, Camila não tinha sonhos pequenos e a prova disso é a mente empreendedora da gaúcha que mora em Jaraguá do Sul há quase 6 anos.

Alma cosmopolita e empreendedora

A jovem empreendedora tem alma cosmopolita, além de morar no Rio Grande do Sul morou em Recife, e também em Mendoza na Argentina, após conhecer seu marido, natural de Córdoba. Camila conta que os 7 anos de experiência no país vizinho foram de essencial influência para o objetivo que daria início quando firmasse residência em Jaraguá do Sul.

Ela conta que, na Argentina, além de formar uma linda família, também degustou dos melhores vinhos e de excelentes alfajores, produto com qualidade de referência no país.

"Meus sogros viajavam muito para o norte da Argentina, e sempre traziam de presente alfajores artesanais. Nós éramos muito fãs do sabor e da qualidade daqueles produtos. Ainda hoje, quando penso em um produto de referência, lembro daquele sabor", conta Camila.

A empresária ainda conta que após se mudar para Jaraguá do Sul, sentia falta de encontrar aqui aqueles produtos que lhe eram de tanto sabor e boas lembranças no outro país. Em busca de reviver a experiência e o gosto dos alfajores argentinos, Camila buscou receitas para começar a se dedicar na produção dos doces, a princípio, apenas para matar as saudades da terra de Mendoza, posteriormente, para o cardápio das festinhas de aniversário dos filhos (Valquiria, Ulisses e Betânia).

Foto: Piero Ragazzi

Camila conta que fazia apenas o tradicional alfajor de maisena, facilmente encontrado na Argentina. Após aprovação de toda a família, ela decidiu expandir a produção para venda de festas infantis, alfajores no palito e personalizados.

Após o nascimento da filha caçula, a empreendedora deu um tempo para se dedicar a maternidade, mas como a alma de Camila é de empreendedorismo, ela retomou os negócios com força total ano passado. Teve a brilhante ideia de abrir uma fábrica de alfajores com recheio de doce de leite, vindo diretamente da Argentina.

A empresa

Assim nasceu no dia 23 de outubro de 2019 a Alfajores Golden, fábrica em que Camila coloca toda sua dedicação e amor. Ela enfatiza com orgulho o diferencial de seus produtos,

"Nossos alfajores tem ótima qualidade, nosso maior diferencial é o recheio ser de doce de leite oriundo diretamente da Argentina. É um produto exclusivo aqui, feito artesanalmente, ele é super recheado, com 55% de doce de leite e o restante com biscoito especial e cobertura."

Hoje, ela conta com a ajuda de mais uma colaboradora, as duas se dividem na produção dos produtos, na criação e finalização das embalagens bem como no atendimento na fábrica, onde os doces são vendidos para o público e para as empresas.

Os doces podem ser adquiridos unitariamente ou mesmo em caixas com mais unidades. A produção para o natal já está a todo vapor. Caixas para presente com alfajores que podem ser personalizados, ou mesmo os inovadores trufajores. A fábrica também tem a opção de cestas com balões, flores e demais personalizações, conforme o cliente queira.

O mais novo produto lançado pela empresa é o bolo de alfajor, um alfajor gigante para se deliciar. Ela ainda lista outras opções no catálogo de produtos, como: opções veganas, mini alfajores com cartões de desejos para o natal.

Foto: Piero Ragazzi

A empreendedora cita como maior desafio desde a abertura da fábrica, a pandemia que assolou o ano de 2020.

"Apesar disto, conseguimos colocar nosso produto em diversos pontos de venda: restaurantes, casa de produtos naturais, entre outros. A aceitação foi incrível, as pessoas tem procurado por produtos feito de forma artesanal, menos industrializados", conta com empolgação Camila.

Assista ao vídeo e saiba mais:

 

Feedback positivo

Apesar do desafio do empreendedorismo nos dias atuais, a empreendedora visionária entende que todo obstáculo é uma forma de resistência a ser vencida. Flexibilidade e resistência são aspectos fundamentais para o saldo no final de uma jornada ser positivo. O feedback dos clientes, amigos e familiares a incentiva a pensar no futuro.

Foto: Piero Ragazzi

"Nossa perspectiva de futuro, é continuar crescendo. Temos muitas ideias e ambições para abertura de novos negócio aqui ou na região. Gostaríamos que a Alfajores Golden se tornasse cada vez mais uma marca reconhecida. Temos a pretensão de abrir um café no futuro, para que possamos compartilhar momentos especiais com amigos e familiares além do sabores inesquecíveis do nosso produto", finaliza Camila.

Onde encontrar

A fábrica Alfajores Golden fica na rua Procópio Gomes de Oliveira, 1453 no Centro de Jaraguá do Sul. Para saber mais informações visite as redes sociais da empresa Facebook e Instagram (@alfajoresgolden) ou ligue no número (47) 99171-4449.