Educação profissionalizante: 4 dicas essenciais para quem quer se especializar na área da beleza

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

11/10/2019 - 06:10 - Atualizada em: 11/10/2019 - 08:57

Um dos pilares para a vida saudável é a autoestima. É por este motivo que até mesmo as instituições de ensino voltadas à área da beleza precisam garantir que seus alunos sejam preparados para a responsabilidade que é a autoestima das pessoas.

Muito mais do que ter um diploma, quem busca se especializar em alguma das áreas da beleza precisa ficar atento aos planos de ensino das instituições que procura.

Foto divulgação

Em contato com o Instituto Embelleze de Jaraguá do Sul, buscamos saber o essencial para que um curso profissionalizante na área da beleza passe nos crivos de qualidade deste setor.

A teoria precisa da prática

Saber fazer os procedimentos é essencial, mas educar vai muito além disso. O Instituto explica que na área da beleza ter conhecimentos anatômicos básicos cria profissionais muito mais capazes, afinal, manicures, cabeleireiros, maquiadores e afins trabalham com o corpo.

“Ninguém anda antes de engatinhar. No curso de manicure, por exemplo se ensina desde a fisiologia das unhas, mãos e pés até a biossegurança e as possíveis doenças. Só depois os alunos devem passar à prática”, explica a escola.

Toda moda tem um porquê

Atualmente as tendências na área da beleza mudam com muita frequência. Porém, segundo a Embelleze, antes de tudo os alunos precisam entender a parte técnica para que às tendências sejam mais fáceis de entender.

“Na maquiagem, por exemplo, as blogueiras tem muita influência. É por isso que temos que nos manter em constante atualização para ensinar o que existe na atualidade” completa a Embelleze.

Preparo completo

Cabeleireiros, maquiadores, manicures são constantemente contratados para trabalhos de grande porte como desfiles, eventos e até campanhas publicitárias. Por conta disso, a Embelleze frisa que é essencial sair da academia preparado para este tipo de trabalho.

Foto divulgação

Na instituição existe uma preocupação gigantesca com este preparo. Ainda neste ano, os alunos da escola foram responsáveis pelo cabelo e maquiagem de todas as modelos do desfile “Dedique-se” promovido pelo CEU em parceria com o SENAI.

Leia mais: Turma de Moda organiza desfile para homenagear mulheres em Jaraguá do Sul

O barato pode sair caro

Existe campo de atuação para profissionais da beleza no país inteiro, mas alguns diplomas não tem certificação em todo o Brasil. O Instituto Emebelleze explica que uma dica para quem procura por uma instituição é questionar sobre as exigências de vigilância.

Se uma instituição não cumpre as regras de higiene e infraestrutura estipuladas a nível municipal, estadual e nacional, existe uma grande chance de o diploma não ter reconhecimento em todo o país.

“Nossos certificados são reconhecidos em todo o território nacional, bem como cumprimos todas as exigências pelos órgãos de vigilância local e nacional, incluindo na carga horário exigida”, salienta a instituição.

Onde encontrar

O Instituto Embelleze em Jaraguá do Sul fica no Centro Comercial Fall. na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 320, no Centro de Jaraguá do Sul. Telefone: (47) 3373-4467.