Educação Física e Nutrição crescem com a pandemia e mercado fica aquecido

Imagem Shutterstock

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/01/2022 - 09:01 - Atualizada em: 21/01/2022 - 09:32

Não é novidade que desde o começo da pandemia algumas mudanças forçadas na rotina tiveram que ser feitas, uma delas é em relação à prática de atividades físicas. Quem tinha o hábito de frequentar academias de ginástica, por exemplo, precisou encontrar novas opções para se exercitar sozinho, ou aprender a fazer seus exercícios em casa – com acompanhamento de um profissional, mesmo que remoto. Consequência disso é o aumento do mercado de trabalho para profissionais da educação física, esporte e até nutrição.

O Google realizou um estudo com 2 mil brasileiros e o resultado foi que as buscas por exercícios em casa cresceram duas vezes, além de um aumento no interesse por ciclismo (+144%) e natação (+230%). Segundo a pesquisa da Sport Track, 39% do público declara ter começado a praticar algum esporte novo no período, com destaque para caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%). O estudo ainda mostra que a porcentagem dos que declaram praticar esportes cresceu de 58% em 2018 para 69% em 2020.

A Unicesumar – quarta maior universidade do País – sentiu este aumente de demanda. Em apenas 4 anos, já alcançou a incrível marca de 35 mil alunos matriculados em Educação Física em todo o País. O curso superior de Nutrição lançado ano passado também registra 5 mil alunos matriculados. Pensando no aumento do interesse na área esportiva e com objetivo de formar profissionais que atendam às necessidades do mercado, a Unicesumar lançou novas oportunidades de cursos de graduação nessa área. Para quem deseja investir a longo prazo, oferece o curso superior de Gestão de Esportes e Alto Rendimento, uma graduação com foco na área administrativa, com disciplinas sobre gerenciamento de projetos, marketing, captação de recursos, planejamento de eventos esportivos, entre outros. A grande novidade é a participação de atletas de peso junto ao projeto, como Falcão. A campeã olímpica de Voleibol Fofão, também estará envolvida, assim como os atletas Rodrigo Há, Alejo Muniz, Rodrigo Ribeiro, Nadia Colhado, Gabriela Moreschi, Henrique Coelho. Muitos destes e outros profissionais estarão participando de debates com os alunos, compartilhando as suas experiências.

Além desta opção de formação superior, a EAD Unicesumar passa a oferecer também três opções de pós-graduação na área de esportes e nutrição: Personal Training, Nutrição Esportiva, e Nutrição Funcional.

A Unicesumar investe atualmente mais de R$ 7 milhões no esporte, através de patrocínios de atletas e times, valorizando e oportunizando o acesso à educação de qualidade. Entre os times patrocinados estão o Atlético Mineiro, Cruzeiro F.C., Fortaleza E.C., Flamengo Blumenau Basquete, Blumenau Futsal, além das confederações do CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), CBB (Confederação Brasileira de Basquete), CBHB (Confederação Brasileira de Handebol) e Liga Nacional de Futsal.