A multinacional jaraguaense Duas Rodas, líder brasileira na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, completa seus 95 anos neste dia 1º de dezembro com uma marca histórica para celebrar: em 2020, ultrapassará R$ 1 bilhão de faturamento.

"Uma trajetória de sucesso construída a partir de propósitos claros, com uma gestão responsável, focada na excelência do atendimento ao cliente, do relacionamento ético com todos os stakeholders e, em especial, da valorização do ser humano, das pessoas que participaram no passado e participam hoje desta construção pautada nos princípios de integridade e respeito", destaca o presidente da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf.

A empresa chega aos seus 95 anos com o mesmo vigor que inspirou o jovem casal de imigrantes Rudolph e Hildegard Hufenüssler a deixar a Alemanha para investir em seu ousado projeto de construir a primeira fábrica de aromas e óleos essenciais de plantas tropicais do Brasil.

Foi em Jaraguá do Sul, em 1º de dezembro de 1925, que fundaram a Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências, hoje Duas Rodas.

Este projeto empreendedor foi reforçado pelos Srs. Dietrich e Rodolfo, filhos dos fundadores, responsáveis pela consolidação da empresa no mercado, e agora está tendo continuidade com as terceira e quarta gerações da família.

"Ao longo das nove décadas de história, a empresa superou desafios, ampliou negócios e consolidou-se como líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria global de alimentos e bebidas", pontua.

Atualmente, a Duas Rodas conta com sete unidades fabris na América Latina, sendo três no Brasil (Matriz, em Jaraguá do Sul; São Bernardo do Campo/SP; Estância/SE) e quatro nos países da Argentina, Chile, Colômbia e México.

Segmento essencial para a vida

A alimentação é um dos segmentos mais democráticos, pulsantes e em constante evolução. As pessoas buscam nos alimentos e bebidas muito mais que nutrição. Buscam saúde, bem-estar, lazer, alegria, energia, disposição, relaxamento, indulgência e muito mais.

Foto: Divulgação/Duas Rodas

Os movimentos dos consumidores, com suas novas rotinas, estilos de vida refletem diretamente nas suas expectativas em relação à alimentação, desafiando as empresas a entendê-los cada vez melhor, a investir sempre mais em inovação para atender as suas necessidades e desejos.

Em conexão com estes movimentos, a Duas Rodas utiliza ferramentas de inteligência de mercado e uma ampla estrutura de inovação colaborativa, com envolvimento de consumidores, colaboradores, clientes, entidades e parceiros, fornecedores e universidades para diagnosticar as necessidades do mercado. Estas informações subsidiam as estratégias de inovação dos clientes e também da própria Duas Rodas.

Produtos

A emresa conta com um portfólio com mais de 3.000 itens divididos em três grandes mercados: Flavors, Food Service e Animal Nutrition.

​No Brasil, atua com liderança na fabricação de aromas para a indústria de alimentos e bebidas e também é líder na produção de produtos para o mercado de gelados comestíveis. ​

Atualmente, o foco do trabalho é em plataformas de inovação para ajudar as indústrias atender as novas necessidades do mercado, com destaque para quatro avenidas: saudabilidade, novas experiências, conveniência e sustentabilidade.

Desenvolvimento da empresa aliada ao município

Desde a fundação há 95 anos até hoje, a relação com a cidade é tão forte que, mesmo com todo o processo de expansão nacional e internacional, a Duas Rodas permanece jaraguaense.

"​Ao longo dos 95 anos, crescemos juntos, geramos oportunidades de trabalho, ultrapassamos fronteiras e levamos nossos produtos para milhões de consumidores em todo o mundo. Dos mais de 1.500 empregos diretos em todo o Grupo Duas Rodas, atualmente, cerca de 1.000 colaboradores atuam na nossa Matriz, em Jaraguá do Sul", ressalta.

​Segundo Zipf, muito do sucesso alcançado se deve ao profissionalismo, comprometimento e envolvimento dos colaboradores nos propósitos da empresa nestas nove décadas de atuação no mercado global.

Em 2020, em que pese o cenário delicado da pandemia, a empresa deve ultrapassar R$ 1 bilhão de faturamento, uma marca histórica.

Papel social fundamental para a comunidade

A Duas Rodas tem histórico de apoio a uma série de iniciativas sociais, culturais e de esporte nas comunidades nas quais está inserida. Esse é um compromisso que o grupo mantém desde a fundação.

Projetos sociais, culturais, de incentivo ao esporte e à infância e adolescência através das leis de incentivo são contemplados pela empresa. como por exemplo, o projeto de incentivo ao voluntariado entre colaboradores, em parceria com a ONG Júnior Achievement, com ações em escolas municipais de Jaraguá do Sul.

Também mantém parcerias com instituições como os Hospitais Jaraguá e São José, o Corpo de Bombeiros, o Centro de Cultura Alemã e o Clube do Aposentado da Duas Rodas.

Foto: Divulgação Femusc

Por meio da Lei Rouanet, apoia atrações como Femusc, Feira do Livro de Jaraguá do Sul, Orquestra Filarmônica Jaraguá do Sul, Música Para Todos, Mais Dança, e outros. Pela Lei de Incentivo ao Esporte, a parceria com projetos como A Bola da Vez (Associação Jaraguaense de Basquetebol), Escolinha de Futebol – Somos João Pessoa e Sou Seleto 2 de Guaramirim.

Já na área da saúde, oferece apoio a ações de Jaraguá do Sul por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), como Bombeiro Mirim, Melhor Atender APAE e Associação Up Down. Assim como o apoio a qualificação do atendimento ao idoso do Hospital São José de Jaraguá do Sul pela Lei de Incentivo ao Idoso.

Através do PRONAS, a empresa incentiva o projeto “Reabilitar: Um caminho de possibilidades” da APAE Guaramirim.

"O nosso maior retorno é o bem-estar da comunidade na qual estamos inseridos. É mais uma maneira de beneficiar nossos colaboradores e seus filhos, além de contribuir com o desenvolvimento da comunidade como um todo", enaltece Zipf.

Expectativa

A Duas Rodas seguirá mantendo os investimentos em pessoas, transformação digital, inteligência de mercado, ingredientes, produtos, tecnologia, visando um futuro com processos cada vez mais eficazes e ingredientes que atendam as expectativas do mercado em constante evolução. Além disto, Zipf comenta que reforçarão os investimentos estratégicos para avanços no mercado internacional.