Direto do barril: conheça a Wissen, a tap house mais inspiradora de Jaraguá do Sul

Foto Divulgação/Wissen

Por: Elissandro Sutil

17/05/2019 - 15:05 - Atualizada em: 19/06/2019 - 11:07

De um sonho nasceu um dos lugares mais diferentões e inspiradores de Jaraguá do Sul. A Wissen – Malte & Lúpulo é uma tap house – inaugurada em dezembro de 2018 – que oferece um ambiente completamente único na região, trazendo uma variedade incrível de chopes geladinhos – e espumante – que vão direto do barril para o copo da galera.

Idealizado por Peter Alexander Decker, de 37 anos, o nome Wissen foi escolhido por significar “conhecimento” em alemão, levando o conceito de ensinar e aprender, no sentido de compartilhar experiências. Ele mergulhou sozinho no mundo do empreendedorismo para realizar o sonho de ter um negócio próprio relacionado com cerveja, e tem dado muito certo.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

A casa chegou à região com o conceito de “tap house” ou “tap bar”, que começou a se instalar recentemente no Brasil e tem conquistado um público fiel. “Tap”, em inglês, significa torneira e é, portanto, uma referência às torneiras de chope. Uma tap house nada mais é do que um bar equipado com diversas torneiras de chope artesanal.

A novidade é que a Wissen possui um sistema de autosserviço, no qual o próprio cliente se serve com a quantidade de cerveja que desejar através de um cartão pré-pago.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

O valor de cada cerveja é calculado por ml e aparece para o cliente em um tablet. Assim, é possível experimentar diversos estilos!

“O mundo da cerveja é incrível e desde que passei a fazer parte dele, comecei a dar valor a certos detalhes, como os sentidos: aroma, paladar, tato… gostaria que as pessoas também sentissem isso e se surpreendessem com as opções que oferecemos aqui”, comenta Peter.

A casa disponibiliza duas opções de cartões, o Beer Card, com carga inicial mínima de R$ 30 e o Black Card, com carga inicial de R$ 150 e ganho de 10% do valor em créditos para utilizar imediatamente.

E os sabores das cervejas que “visitam” a Wissen podem surpreender o paladar até do cervejeiro mais experiente. Ao todo são 10 torneiras, sendo nove com cervejas completamente diferentes umas das outras e uma de espumante.

Foto Divulgação/Wissen

O local também conta com tábuas de frios montadas com produtos de qualidade, para garantir a melhor experiência de harmonização com as opções da casa.

 “A ideia é que as pessoas tenham uma experiência diferente, com cervejas artesanais e acompanhamentos de qualidade, em um ambiente aconchegante para relaxar e celebrar a vida”, explica o proprietário.

No cardápio, também tem opções de sanduíche de ciabata de fermentação natural, bruschettas, provolone desidratado e amendoim caramelizado na cerveja.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Paixão pela boa cerveja

Apesar de ser joinvilense por natureza, Peter sempre esteve aberto para novos ares. Atuou como bancário por 15 anos, o que o fez mudar para outras cidades como Penha, Schroeder e, por fim, Jaraguá do Sul, onde se instalou com a família.

Profissionalmente ele nunca teve a intenção de trabalhar em um mesmo lugar até se aposentar. Por gostar de ter autonomia e arriscar, em 2007, começou a vislumbrar um negócio para chamar de seu, e que tivesse a ver com boa cerveja.

Foto Divulgação/Wissen

Mas o amor por cervejas artesanais começou em 2006, quando foi para a Alemanha e descobriu a qualidade das produções por lá. Como na época era mais difícil encontrar cervejas artesanais no Brasil, sempre que podia investia nas cervejas importadas que encontrava no mercado, para poder apreciar em casa.

Foi a partir dali que começou a se inserir neste universo. Frequentou as primeiras edições do Festival da Cerveja em Blumenau e fez cursos, como o de produção artesanal.Cada vez mais certo de que queria abrir um espaço para chamar de seu, Peter abandonou a vida de bancário e investiu em um local diferente dos que já existiam em Jaraguá.

“A ideia inicial era trazer uma franquia de empório de cerveja, mas ao pesquisar os preços percebi que poderia usar esse dinheiro para construir algo que tivesse a ver comigo, tendo a minha própria marca”, diz.

Logo fechou uma parceria com a Firmorama para o desenvolvimento do nome, marca e visual da empresa e a Metroquadrado, de Joinville, para trabalhar na arquitetura que recebesse o autoatendimento da tap house.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Formado em ciências da computação (UDESC), pós-graduado em gestão de pessoas (FGV) e com experiência no mercado financeiro, Peter também é pós-graduado em tecnologia cervejeira, na Escola Superior de Cerveja e Malte e Sommelier de Cervejas, e sommelier de cerveja (pela Doemens, escola alemã que foi pioneira a atuar no Brasil e no mundo) e hoje consegue fazer uso de tudo o que aprendeu no decorrer da vida.

“No fim, todo o conhecimento que eu adquiri para as áreas que me formei está sendo útil para o desenvolvimento do negócio”, complementa.

O futuro muito breve

Ter a Wissen como um lugar reconhecido pela boa cerveja e admirado pelas pessoas é o que ele espera para o espaço em um futuro muito próximo. Afinal, proporcionar novas experiências, gerar conhecimento e surpreender quem visita o lugar é a grande intenção.

“Essa sempre foi minha proposta inicial, apresentar às pessoas sabores que elas não estão acostumadas e abrir novos horizontes”, garante.

E para um futuro mais distante, ele garante estar aberto a possibilidades, como ser um franqueador. “Muita gente já me perguntou sobre isso. E, claro, seria incrível que outras pessoas se identificassem com toda a filosofia que envolve a Wissen, e entrassem para o time”, finaliza.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Onde encontrar: A Wissen fica no Marcatto Center – estacionamento da Pão Brasil; rua Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1188, Sala 106, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato: Instagram ou Facebook.

Horário de atendimento: abre de terça a quinta, das 17h às 22h, sexta-feira das 16h às 22h e sábado das 12h às 22h.