A Alemanha é tão rica em sua gastronomia, que chega a ser um desafio conhecer cada prato típico servido no país. Jaraguá do Sul, terra colonizada por imigrantes alemães, tem a cozinha germânica como uma referência, e a Strudel Haus é um dos espaços que mantém viva a tradição e cultura através dos sabores.

Famosa pelo almoço e café colonial típicos, a casa reúne uma pequena parte do que foi trazido pelos europeus na época da colônia. Hoje, são executadas receitas da Oma, passadas de geração em geração, com o sabor e lembranças repletas de histórias.

Foto: Matheus Wittkowski

Nos pratos do almoço típico, se destacam as combinações clássicas entre doce e salgado, mas os temperos intensos nos pratos bem trabalhados, e carnes remetem a lembranças felizes da comida caseira em lares alemães.

Além dos já conhecidos marreco recheado, EisBein (joelho de porco assado), salsichas, e strudel, a casa está com novidades para o almoço. O spatzle, famoso macarrão alemão caseiro foi incluído no cardápio, além de deliciosas e crocantes batatas fritas, como mais uma opção de acompanhamento.

Café colonial completo

Receitas típicas executadas com cuidado, respeitando a tradição. Este é o grande segredo do almoço e café colonial servidos pela Strudel Haus, e que vêm conquistando os moradores da região e turistas.

Quem for saborear o café da tarde, vai encontrar não só um delicioso café, mas também chás, chimias (do alemão schmier), cucas, nata, pães, queijos, queschmier (chimia tipo ricota), salames, tortas, bolos e mais. Além, claro, do famoso strudel que é a especialidade da casa.

Strudel Haus | Foto Matheus Wittkowski

Mas, apesar das receitas fazerem jus à tradição, o que faz o bufê do local ser tão apreciado são os ingredientes. Todos são frescos e selecionados com cuidado, inclusive, colhidos na hora diretamente das hortas da família que comanda o local.

Clima germânico e contato com a natureza

Além da gastronomia, outro elemento que chama a atenção de quem visita a Strudel Haus é a paisagem rural e o verde da natureza, com a exuberância das montanhas e vales que cercam o local.

Os visitantes também têm a oportunidade de viver um pouquinho da cultura alemã, ao conhecer de perto uma casa no estilo enxaimel, acompanhado de boa música alemã.

Foto: Divulgação Redes Sociais

Unindo todos esses elementos, de cultura, gastronomia e natureza, a casa torna-se um destino agradável para curtir um fim de semana com a família no campo, em contato com o ar puro e os animais.

Para garantir o conforto de todos, o ambiente interno é climatizado, para que todos se sintam confortáveis ao viver o estilo germânico, enquanto saboreiam as delícias do local.

Medidas de prevenção

A família Eskelsen, responsável pela administração e funcionamento da Strudel Haus, mantém tudo em ordem para receber os visitantes, trabalhando sempre com muito carinho, seriedade e respeito. Por isso, neste momento de pandemia, eles não deixaram de lado os cuidados e prevenção ao coronavírus (COVID-19).

Quem visitar o local terá a entrada e permanência permitida somente com o uso de máscaras (exceto nos momentos em que as pessoas estiverem se alimentando). Além disso, a capacidade do local foi reduzida em 50%, por isso é necessário fazer reservas com antecedência.

Todos os clientes recebem luvas plásticas ao entrar e existem frascos de álcool gel 70% espalhados por todo o ambiente. Recomenda-se, também, que as pessoas mantenham o distanciamento mínimo de 1,5m umas das outras.

Onde encontrar

A Strudel Haus fica na rua JGS-492, no bairro Rio Cerro II, em Jaraguá do Sul. Entre em contato através dos telefones (47) 3372-1681 (restaurante) e 3370-8919 (residência) ou também pelo WhatsApp 9 9696-3887.

Veja o cardápio completo pelo site cafecolonialstrudelhaus.com.br e acompanhe as novidades da casa pelo redes sociais: Facebook e Instagram.

Horário de atendimento: abertos todos os domingos e feriados, das 11h30 às 19h.