Decoração de escritório: crie um ambiente produtivo e inspirador

Foto: Freepik

Por: Maria Luiza Venturelli

02/08/2023 - 11:08 - Atualizada em: 08/04/2024 - 14:12

No mundo moderno, muitas pessoas trabalham em casa, no chamado home office. Diante disso, muitos passaram a se preocupar com uma questão antes esquecida: a decoração de escritório. O cenário atual favorece muito o uso do cômodo, que antes estava restrito aos momentos de estudo em casa e até mesmo de trabalho extra.

O home office exige muito mais conforto e mais funcionalidade do escritório. É nesse ponto que a decoração pode fazer toda a diferença, já que pode conferir esses atributos ao ambiente. Se você está passando muito tempo no cômodo e deseja investir em uma boa decoração de escritório, que tal conhecer algumas ideias?

O principal foco de uma boa decoração de escritório deve ser o conforto e a funcionalidade do cômodo, especialmente se o espaço do local for modesto. Por se tratar de um ambiente dedicado ao trabalho e aos estudos, precisa estar sempre organizado.

Foto: Freepik

Paleta de cores sóbrias

Assim como nos demais cômodos, uma boa opção para a decoração do escritório é começar pela escolha da paleta de cores, pois elas têm influência direta no humor e nas sensações dos seres humanos, sendo assim, podem ser determinantes para bons momentos de estudo e de trabalho.

Pessoas que preferem ambientes modernos e elegantes podem preferir uma paleta de cores sóbrias, baseada nos tons de branco, cinza e de preto. As paredes podem, por exemplo, ser pintadas em tons de branco, enquanto os móveis seguem a tendência do cinza e os estofados, do preto.

Para conferir mais vitalidade ao ambiente, a decoração de escritório pode, ainda, contar com a presença de plantas, que, além de decorar o cômodo, podem contribuir com a produtividade e com a concentração do trabalhador.

Cores mais ousadas

Apostar em uma paleta de cores ousadas pode ser uma excelente opção. Nesse sentido, a indicação é apostar em uma única cor forte, que deve estar em destaque em meio às outras.

Caso o objetivo não seja pintar as paredes com cores fortes, é possível optar por móveis ou objetos decorativos que trazem vitalidade para o ambiente. Tapetes e cortinas coloridas são, por exemplo, boas ideias para complementar a decoração de escritório.

Uma das cores mais utilizadas por aqueles que desejam ousar na renovação do cômodo é o amarelo, que transmite sensações positivas e alegres, o que pode contribuir para o aumento da produtividade e do foco.

Otimização do espaço

O escritório costuma ser um dos menores ambientes de uma casa ou apartamento, sendo assim, é essencial otimizar ao máximo o espaço disponível. Nesse ponto, é preciso considerar que a mesa é o ponto central da decoração de escritório. Por isso, uma boa estratégia é basear as escolhas na posição desse móvel.

A mesa deve ser posicionada em um local com boa iluminação. Posteriormente, o morador deve criar a decoração que será instalada ao redor do mobiliário. Em ambientes menos espaçosos, a indicação é investir em mesas menores. Além disso, é importante que elas tenham gavetas, que podem otimizar o espaço, ao mesmo tempo que auxiliam em sua organização.

Foto: Freepik

Atenção à funcionalidade

O escritório precisa ser um ambiente funcional. Desse modo, uma decoração simples e com poucos elementos pode ser suficiente para garantir o conforto que você precisa para trabalhar ou estudar.

É importante pensar em móveis e em objetos de decoração que irão oferecer funcionalidade ao cômodo. As luminárias, por exemplo, além de serem excelentes para a estética do ambiente, são úteis para garantir uma boa iluminação no espaço.

Além disso, é necessário estar atento às prateleiras e aos nichos, que, por estarem posicionados nas paredes, não ocupam o espaço do cômodo.

Aproveite a luz natural

A luz natural deve ser utilizada sempre que possível na decoração de escritório, pois além de contribuir com a economia de energia elétrica, o sol é importante para a saúde e pode conferir uma excelente estética ao ambiente durante o dia.

O contato com o exterior por meio das janelas é importante para que o colaborador não esteja focado somente no cômodo. Além disso, é preciso considerar que a luz natural desperta os seres humanos e pode contribuir com o aumento da produtividade.

As paredes podem ser grandes aliadas

As paredes devem ser utilizadas na decoração de escritório, especialmente se o ambiente for modesto quanto à área. Uma boa dica é inserir prateleiras e estantes diretamente nos espaços disponíveis.

A indicação é que esses mobiliários sejam produzidos de forma planejada, ou seja, de acordo com as especificidades do cômodo. Após a instalação, é possível utilizar os espaços das prateleiras e das estantes para posicionar objetos decorativos e até mesmo arquivos úteis do dia a dia.

Foto: Freepik

A decoração de um escritório vai muito além da estética. Ela desempenha um papel importante na motivação, produtividade e criatividade, assim como na decoração de outros ambientes.

Na hora de comprar, alugar ou administrar um imóvel, é importante contar com profissionais especializados e empresas referência no ramo, para ter certeza de um negócio seguro e confiável. Jaraguá do Sul tem várias imobiliárias que podem te ajudar a realizar o sonho de morar em uma casa ou apartamento ideal para você. Você pode conhecer algumas em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp