Aparelhos dentários: a influência dos seus hábitos no sucesso dos tratamentos ortodônticos

Foto: Matheus Wittkowski

Por: Elissandro Sutil

02/10/2019 - 06:10 - Atualizada em: 07/10/2019 - 09:54

Ter os dentes alinhados faz com que as pessoas olhem para o espelho e sintam-se bem, confiantes, e até possam respirar melhor. Por isso, o investimento em aparelhos ortodônticos para corrigir o sorriso se torna essencial.

O que pouco se sabe, na hora de buscar um profissional, é que para estar apto a colocar aparelhos dentários, um dentista precisa ser um ortodontista.

De acordo com Poliana Bellé Maragno, ortodontista da Odonto Maragno de Jaraguá do Sul, estes profissionais são especialistas neste tipo de tratamento e sua influência na arcada dentária. Eles conseguem estudar precisamente cada caso e garantir bons resultados no final das contas.

Ajude o ortodontista a te ajudar

Normalmente, os pacientes já começam o tratamento ansiosos para ver o resultado final. Segundo Poliana, o tempo de tratamento é muito variável, tendo influência de fatores como idade, resposta biológica, tipo da arcada dentaria, mas que pacientes que colaboram têm tratamentos mais rápidos.

“As orientações dadas pelo profissional devem ser seguidas a risca se a ideia é se livrar do aparelho o mais cedo possível. Sem os cuidados indicados, é bem provável que o processo vai levar mais tempo para ser concluído”, adverte a ortodontista.

Esta pressa para retirar os aparelhos também está relacionada à vergonha de usá-lo. Poliana explica que atualmente, basta você informar o ortodontista que prefere um tratamento mais discreto e as opções mais viáveis serão apresentadas.

“Na Odonto Maragno temos opções de aparelho estético de cerâmica e de safira. Os aparelhos de cerâmica apresentam uma coloração esbranquiçada, mais opaca. Já os aparelhos de safira possui um grau de polimento maior do que o de cerâmica, tendo um aspecto semelhante ao de um vidro incolor”, completa a profissional.

A função do ortodontista é garantir que o paciente sinta os benefícios e por isso a tecnologia disponível precisa ser ampla. Como exemplo, Poliana cita os aparelhos autoligados, que é aquele no qual as próprias peças possuem um clipe onde prende o fio, não tendo necessidade da famosa borrachinha. Assim, eles têm um deslize melhor movimentando os dentes com mais facilidade.

“Esse tipo de aparelho é indicado para vários casos de má aclusão dentária, mas apresentam uma vantagem em casos quando haverão grandes movimentações ou na necessidade de expansão transversal das arcadas”, explica Poliana.

Outra vantagem é que, com a ausência das borrachinhas, o acúmulo de baterias no aparelho é reduzido, evitando cáries, placas dentárias, tártaro e mal hálito.

A idade e a ortodontia

Poliana explica que nunca é tarde para usar aparelho, e em qualquer idade se percebe a mudança na qualidade de vida. Porém, o diagnóstico precoce aumenta a qualidade de vida por toda a vida.

A profissional completa que com uma análise precoce – próxima da primeira troca de dentição – é possível perceber e corrigir vários hábitos que influenciam na má formação da arcada dentária.

“Nessa análise, avaliamos a presença de mordida cruzada, mordida em topo, cáries e também hábitos parafuncionais do paciente, como chupar o dedo ou roer unha, diastemas, toda a estrutura óssea e a proporcionalidade dos ossos”, explica Poliana.

Odonto Maragno

Recepção Odonto Maragno Jaraguá do Sul

Rua Presidente Juscelino, 45 – sala 03, no Centro de Jaraguá do Sul. Telefone: (47) 3307-5776. Ao lado do Giassi supermercados. Para mais informações, acesse o site da Odonto Maragno.

Profissionais: Marlon Maragno (CRO SC 17327) e Poliana Bellé Maragno (CRO SC 17543)