Corupá e as belezas naturais são atração do turismo nacional

Por: Elissandro Sutil

16/12/2015 - 14:12

Corupá faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro conforme a Portaria do Ministério de Estado do Turismo desde 2019. A certificação se deve ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017, na prática, além de incluir definitivamente a cidade entre os diversos destinos turísticos do Brasil, possibilita a captação de recursos tanto pelo município quanto por investidores privados em equipamentos voltados para o segmento.

Com uma natureza exuberante e uma incrível diversidade de fauna e flora, além dos circuitos de cachoeiras e outros atrativos de aventuras, Corupá é um local único em Santa Catarina.

Os parques, recantos, estradas e pontos turísticos compõe um roteiro e te levam a experiências incríveis, desde o percurso até os locais, feitos com o intuito de proporcionar esse contato com a naturalidade, preservação e conhecimento, aplicados de forma que proporcionem o bem-estar de uma comunidade e também de quem não é daqui, mas que faz questão de conhecer.

Lugares para apreciar, se divertir ou simplesmente curtir o momento

Locais como a Rota das Cachoeiras, o Parque Natural Braço Esquerdo, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, e outros hoje ajudam a movimentar a economia da cidade. Além disso contribuem com a promoção do bem-estar da população, que tem à disposição espaços encantadores perto da natureza para o lazer e prática de exercícios físicos.

A Rota das Cachoeiras, tem 14 quedas d’água e conta com mais de 190 espécies de plantas, além de animais como o tucano-de-bico-verde e o macaco-prego. As cachoeiras, são abastecidas pelo Rio Novo e o trajeto das quedas é feito por trilhas.

A maior das 14 cachoeiras, a Salto Grande mede 125 metros de altura.

4 outros lugares incríveis para visitar em Corupá

Antiga Usina: a antiga Força e Luz Hansa, que funcionava na década de 1920, hoje ruínas, é formada por paredões de pedras e uma queda de água de aproximadamente 10 metros. É um local agradável para banho e área de camping.

Morro do Boi: belíssimo local para quem ama turismo de aventura, com subida do pico do “Morro do Boi” para apreciar uma vista ampla de Corupá e Jaraguá do Sul. Conta com área de camping.

Morro do Garrafão: com 645m de altura, quem chega ao topo do morro terá a oportunidade de uma visão panorâmica espetacular da cidade. Em cerca de uma hora de trilha pode-se atingir o cume do morro. Mas a trilha é fechada, e só chega lá quem realmente conhece (busque um guia turístico para esta aventura).

Parque Natural Braço Esquerdo: situa-se entre São Bento do Sul e Corupá. A posição geográfica privilegiada presenteia com atrativos, como a Cachoeira Braço Esquerdo com mais de 90m, a Caverna da Fuga e a Trilha do Vale Perdido com inúmeros riachos, quedas d’água e formações rochosas de milhões de anos. Local ideal para escalada e rapel.

Por falar em escalada e rapel, Corupá está entre um dos locais mais visitados do Brasil para a prática do esporte. O Local entrou para lista dos três paredões de escalada com maior grau de dificuldade no país e permite a prática tanto para profissionais quanto para amadores.

O Parque Natural do Braço Esquerdo é parada obrigatória para quem busca aventura e contato com a natureza.

Mais do que isso. Após abertura de uma nova via, o local agora tem um dos três paredões de escalada com maior grau de dificuldade no país, fator que deve trazer ainda mais turistas à cidade, que já é conhecida por suas belezas naturais.

Foto: Divulgação

São duas modalidades possíveis de serem praticadas no parque. Uma delas é a esportiva, onde a pessoa segue por uma linha que já teve sua via equipada com grampos, pinos ou chapas, parafusadas.

Força, técnica e resistência são fundamentais para o atleta, que se protege utilizando seus equipamentos nestas proteções previamente instaladas.

A outra modalidade é a tradicional, em que os escaladores sobem a rocha colocando suas próprias proteções, estas encaixadas no ato da subida, exigindo maior conhecimento e comprometimento do atleta.

Para quem quiser conhecer a escalada mais de perto sem investir na compra de equipamentos, a gerência do Braço Esquerdo está abrindo um canal de treinamento para iniciação no esporte.

Com agendamento prévio, um instrutor será providenciado pelo Parque para fornecer todo o conhecimento necessário e ajudar nas primeiras escaladas.

Circuito das Araucárias

Com 248 quilômetros de extensão, esta rota é excelente para quem gosta de pedalar. O longo trecho abrange 4 cidades do Planalto Norte Catarinense: Corupá, Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Ao longo do caminho você poderá contemplar fauna e flora com lindas cachoeiras, vales e montanhas tecendo uma paisagem inesquecível.

Para quem quiser dar uma pausa na aventura e se deliciar com a culinária da região, irá encontrar história e a tradição, em sintonia com pratos deliciosos.

A paisagem que você encontrará é bem variada, alternando entre serras a planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias, motivo do nome do circuito.

Desfrutar do caminho é o ponto principal, as áreas cobertas e com residências vão dando espaço a mata que vai pouco a pouco se fechando ao redor do caminho.

 

Notícias no celular

Whatsapp