Conheça os benefícios da cirurgia robótica em casos urológicos

Por: Elissandro Sutil

30/09/2021 - 07:09 - Atualizada em: 30/09/2021 - 10:21

A cirurgia robótica é uma técnica cirúrgica que consiste em uma adaptação da cirurgia laparoscópica. Ela permite que o cirurgião faça procedimentos minimamente invasivos, por meio de pequenas incisões. De acordo com os urologistas, Dr. Raphael Lahr e Dr. Lucas Sfier Galdino, maior precisão cirúrgica é um dos benefícios que o o robô trouxe para as cirurgias, possibilitando mais segurança nos procedimentos complexos.

“Quando falamos de cirurgia robótica podemos ressaltar os benefícios como a visualização ampliada do campo cirúrgico, em alta definição e tridimensional (3D). Utilizar um robô nos garante melhor acesso e melhor visualização das estruturas anatômicas, o que possibilita uma cirurgia mais precisa, eficaz e segura”, explicam os médicos.

Como funciona o robô?

A cirurgia é realizada por meio de instrumentos especiais os quais são controlados por braços robóticos. Através de pequenas incisões no abdômen os finos instrumentos são introduzidos até o local necessário para o procedimento. O cirurgião controla toda a plataforma robótica, que interpreta os movimentos dos dedos e do punho do cirurgião, transformando-os em um movimento cirúrgico e extremamente precisos no campo operatório.

Quem opera: o robô ou o cirurgião?

Todos os movimentos realizados pelo robô são controlados pelo cirurgião, o robô não funciona de forma autônoma, ele apenas permite ao cirurgião um movimento mais preciso e com maior e melhor visualização, além disso, a posição no console evita o cansaço ao longo da cirurgia. “O robô nunca toma decisões próprias, ele apenas executa comandos que tenham sido ordenados pelo cirurgião”, destaca Dr. Raphael.

Benefícios

De acordo com os urologistas, existem vários benefícios para os pacientes optarem por uma cirurgia robótica:

  • Alto nível de segurança e precisão no procedimento;
  • Incisões (cortes) menores;
  • Menor sangramento e menor chance de transfusão sanguínea;
  • Diminuição da dor e menor uso de medicações analgésicas;
  • Mínima chance de complicações pós-cirúrgicas;
  • Menor tempo de internação;
  • Rápida recuperação e retorno precoce às atividades cotidianas.

Cirurgias urológicas feitas com robô

O Dr. Lucas Galdino pontua que vários procedimentos urológicos podem ser feitos com o auxilio do robô trazendo excelentes resultados. O acesso a esse tipo de procedimento tem se tornado comum nos principais centros do mundo. “Nos Estados Unidos e Reino Unido, a maioria das Prostatectomias Radicais e Nefrectomias Parciais são feitas com auxílio do robô. Outras cirurgias que também podem ser realizadas são as cistectomias radicais, as pieloplastias, os reimplantes ureterias, entre outras”, finaliza o especialista.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guiada por ecografia. O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no Uro Centro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fanpage Uro Centro Jaraguá.