Conheça a Zest WEG, filial da empresa jaraguaense no continente africano

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

16/09/2022 - 08:09 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:42

A Zest WEG é uma das filiais da WEG que contribui ativamente para o desenvolvimento do continente africano há mais de 40 anos. A compra do Zest Group foi realizada em 2010, quando a empresa era a distribuidora líder em motores elétricos na África do Sul, formada por companhias especializadas na montagem de painéis elétricos industriais. A empresa já mantinha um relacionamento comercial com a WEG há 30 anos.

Na compra, o Diretor Presidente da WEG, Sr. Harry Schmelzer Jr., destacou a atratividade da transação. “A África do Sul já é um mercado importante e as perspectivas são de que o país e o continente continuem crescendo acima da média mundial”, apontou.

O profundo conhecimento do grupo nas condições de operação, aplicações e anos de experiência no continente africano garantem que a filial Zest Weg tenha as melhores práticas de engenharia e alavanque a capacidade de fabricação, oferecendo produtos de primeira linha e soluções de energia eficientes e seguras.

A Zest WEG tem fábricas em Gauteng, no norte da África do Sul, e na província do Cabo Ocidental, na costa sudoeste do país. As duas unidades são destaque na área de energia e transformadores. A unidade da Cidade do Cabo fornece geradores que são referência no mercado, além de materiais personalizados para aplicações específicas.

Foto: Divulgação

Joanesburgo concentra-se na fabricação de soluções de controle e instrumentação elétrica mundial, incluindo E-houses personalizados, mais conhecidas no Brasil como eletrocentros. Costumam ser de metal, como num contêiner, e são facilmente transportáveis por caminhão.

A Zest WEG está constantemente revisando a sua rede de vendas e suporte para garantir que os clientes em toda a região tenham acesso aos mais altos níveis de suporte técnicos, além de fácil acesso a produtos e peças.

Além da matriz em Joanesburgo, possui oito unidades em cidades industriais estratégicas: Cidade do Cabo, Durban, Middelburg, Gerbera, Richards Bay, Rustenburgo, Trichardt e Acra. A Zest Weg também possui representação em mais de 20 países africanos, como Angola, Botswana, Camarões, República Democrática do Congo, Eswatini, Gabão, Costa do Marfim, Quênia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Nigéria, República do Congo, Ruanda, Senegal, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabué.

Ações que fazem a diferença

Algumas áreas de atuação de engenheiros, técnicos, artesãos e trabalhadores apresentaram altos níveis de dificuldade, identificados pelo Departamento do Trabalho da África do Sul. Por isso, o programa de investimento e desenvolvimento social da Zest WEG foi criado.

Oferece educação e treinamento nas áreas com poucos recursos de matemática e ciências para educadores e alunos de ensino médio, formação na área da engenharia elétrica, através de doações, e bolsas para os menos favorecidos, através de programas de educação comunitária.

Os projetos de elevação também têm ações de desenvolvimento interno, incluindo Treinamento em Educação Baseada em Adultos (ABET), treinamento em serviço, aprendizado técnico, programas de pós-graduação que levam a profissões da ECSA, Programas de Avanço em Gerenciamento (MAP) e MBAs.

A filial africana também se preocupa com o meio ambiente e com o planeta, por isso tem o compromisso de promover e manter uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade ambiental por meio de sólidas práticas estratégicas de negócios e manufatura.

Metodologias de sustentabilidade são parte integrante de todas as operações e atividades e a empresa se esforça para atender às necessidades das comunidades nas quais seus negócios operam e onde suas pessoas vivem. São comprometidos em trabalhar com comunidades, instituições e outros parceiros para melhorar o acesso à educação em áreas desfavorecidas.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc