Compra do primeiro carro: Como escolher uma boa opção?

Imagem divulgação Pexels

Por: OCP News Jaraguá do Sul

10/03/2022 - 14:03 - Atualizada em: 14/03/2022 - 09:27

A compra do primeiro carro traz muitas dúvidas como: “Qual é o melhor modelo?”, “Como escolher uma boa opção?”, “O que o carro deve ter?”, “Como economizar?”.

Bem, essas são apenas algumas perguntas que precisam ser respondidas antes de fechar negócio. Afinal, adquirir um veículo requer decisões importantes, e muita pesquisa também. Dado o alto valor de mercado que os automóveis possuem.

Para começar, é bom ir pensando na utilidade que o carro terá para você. Se vai usar a passeio, se precisa de quatro portas, mais espaço, entre outros. Além disso, tem um orçamento que faz parte dessa conquista. Incluindo custo de entrada, parcelas e despesas.

Agora, quando o assunto é gosto, o coração aperta. Com tanta variedade de modelos fica difícil escolher o melhor. Ainda mais quando os veículos são lindos e baratos, como na lista desse site.

Mas, antes de qualquer passo, é indispensável analisar tudo com calma. Ver os prós e contras de cada proposta. Definindo o melhor alvo e forma de pagamento.

Se não sabe o que fazer, tudo bem! Estamos aqui para te ajudar! Vamos falar sobre a compra do primeiro carro: como escolher uma boa opção?

 

Avalie a sua renda

 

Muitos brasileiros sonham em conquistar independência com a compra do primeiro carro. No entanto, esbarram na falta de dinheiro para completar esse orçamento.

Não custa nada sonhar, é verdade. Mas, para colocar o plano em prática, é essencial avaliar a própria renda. Pensar em como economizar uma quantia mensal, ainda que mínima. Dessa forma, torna-se possível escolher uma boa opção de veículo. Aquele que cabe no planejamento, se mostra útil e combina com você.

Antes de mais nada, vale a pena ficar ligado nas dívidas que já existem. Pois, o financiamento exige pagamentos a longo prazo. Então, planeje-se de maneira que fique “confortável” e viável a compra do primeiro carro.

 

Estabeleça um limite de custo

 

Assim como tem muitos modelos, existem vários preços. Eles devem ser considerados segundo a avaliação da renda.

Além do mais, lembre-se das despesas com combustível, manutenção e documentação. Coloque os valores na mesa antes de pesquisar suas opções. Portanto, estabeleça um limite de custo, através de um preço aproximado para encaixar nas contas do mês.

 

Pesquise bastante

 

É difícil não pensar no modelo que tanto sonhou, não é? Geralmente, quando se fala em comprar o primeiro carro, muitas pessoas escolhem um específico.

Se sua realidade mostra que talvez não seja o momento para comprar, não fique triste. Comece a olhar outras alternativas. Pesquise bastante!

Reflita sobre as características que seu automóvel precisa ter para uma rotina tranquila. Veja quanto custa. Estude a mecânica e o combustível que ele consome. Além disso, escolha um veículo com a cor e o design que mais chamam sua atenção. E mais uma vez: pesquise bastante!

 

Defina a melhor forma de pagamento

 

Seja em uma concessionária ou direto com o vendedor, defina a melhor forma de pagamento. Pensando de modo geral, o ideal seria comprar o carro à vista, mas, isso é um tanto desafiador para o brasileiro nos dias de hoje.

Na maioria dos casos, a melhor saída é o financiamento bancário. Onde é exigido um custo de entrada, de no mínimo 20%, enquanto o restante é parcelado. Nessas horas, é bom estar alerta com a taxa de juros. Além do custo total da compra e o preço de cada parcela.

Já o consórcio permite o pagamento de parcelas mais baixas. Mas, não é a opção ideal para quem tem pressa. Visto que esse meio de pagamento determina ao consumidor o seu automóvel apenas quando for sorteado. Ou se ele oferecer lances para adquirir o veículo.

Então, é fundamental pensar na melhor forma de pagamento na compra do primeiro carro. Ok?

 

Invista no seguro

 

Um dos erros mais comuns de quem perde o carro novinho é rejeitar o seguro. Este deve ser um dos principais itens da lista na hora de finalizar o negócio. Portanto, invista no seguro do seu veículo!

Para isso, questione o vendedor quanto ao seguro do carro escolhido. Pesquise a cobertura que pode atender as suas necessidades por um bom preço. Assim, você não corre riscos de ficar na mão, não é? Então, escolha um seguro confiável!