COE Jaraguá é referência no uso de impressão 3D e realidade aumentada na ortopedia

.

Por: Elissandro Sutil

25/11/2020 - 10:11 - Atualizada em: 26/11/2020 - 12:21

Medicina e inovação sempre estiveram de mão dadas. Isto porque muitos avanços das novas tecnologias tiveram um impulso muito grande pelas demandas dos pacientes, é o que ressalta o ortopedista e traumatologista que atende no Centro de Ortopedia Especializada (COE) em Jaraguá do Sul, Dr. Bruno Gobbato.

Ele pontua que Jaraguá do Sul é um polo industrial de destaque mundial e que se pode dizer que também está entre os precursores de muitas tecnologias usadas, principalmente na Ortopedia. “Uma dessas tecnologias mais promissoras é a Impressão 3D, utilizada aqui na COE”, afirma.

Foto: Piero Ragazzi

De acordo com o Dr. Bruno, o trabalho com a impressão 3D na COE foi iniciado no final de 2013 e hoje, o centro é referência no planejamento cirúrgico de casos graves e deformidades para todo o Brasil.

“A partir dos exames de tomografia de um paciente, podemos criar um modelo 3D em tamanho real da anatomia dele e a partir daí, personalizar este modelo usando uma impressora 3D para criar uma réplica real daquela região.”

Ele explica que, com este modelo os médicos podem avaliar a anatomia, as deformidades e planejar estratégias de tratamento para o paciente. “Muitas vezes realizamos a cirurgia alguns dias antes neste modelo para avaliar todos os passos, possíveis, dificuldades e, principalmente, traçar previamente estratégias para um melhor resultado”, comenta.

Pioneira em medicina personalizada

O especialista destaca que, atualmente, o Centro conta com sete impressoras 3D de todos os tipos e tamanhos para cada tipo de procedimento e cirurgia.

Foto: Piero Ragazzi

Outra inovação utilizada pela equipe de ortopedistas do Centro há alguns anos e que são pioneiros, é a realidade aumentada.

Os doutores Bruno Gobbato e Henrique Lampert foram os primeiros cirurgiões a introduzir o uso desta tecnologia no planejamento cirúrgico em 2016.

“Recentemente, com os avanços dos aparelhos, estamos vendo esta tecnologia nos principais congressos mundo afora. Somos referência da Microsoft para o uso deste tipo de aparelho em cirurgias ortopédicas no Brasil e estamos trazendo tudo o que há de mais novo em medicina personalizada”, finaliza.

Sobre o especialista

O Dr. Bruno Gobbato (CRM/SC 15190) é ortopedista e traumatologista, especializado em ombro e cotovelo. Ele atende no Centro de Ortopedia Especializada (COE) em Jaraguá do Sul.