Cheirin Bão: aromas e sabores de Minas Gerais agora em Jaraguá do Sul

Foto: OCP News

Por: Maria Luiza Venturelli

23/02/2024 - 06:02

O café de Minas Gerais é reconhecido mundialmente pela sua qualidade e sabor excepcionais, sendo o estado um dos principais produtores de café no Brasil. A bebida típica é conhecida pela doçura, textura encorpada, acidez equilibrada e notas de sabor distintas, que podem variar de acordo com a região de cultivo e o tipo de processamento utilizado.

Ter todo esse sabor fora de Minas Gerais, mais precisamente em Jaraguá do Sul, é um sonho que agora se torna realidade. A Cheirin Bão é uma cafeteria de origem mineira que chega a Jaraguá do Sul para mostrar tudo de melhor que o estado mais produtor de café do país tem a oferecer. A inauguração acontece no sábado (24), a partir das 14h.

O local trabalha com cafés especiais típicos mineiros, sempre com o objetivo de criar boas memórias através de sensações e aromas que remetem as melhores lembranças da vida. De acordo com os proprietários, para um café ser considerado especial, é preciso que exista uma série de fatores que vão desde ao conjunto de características do local de cultivo como região, altitude, clima, qualidade do solo e da água, entre outros.

Foto: OCP News

A excelência da colheita também requer a seleção das frutas maduras, seguida por um processo de secagem cuidadosamente executado e todas as etapas subsequentes até o envase. Os grãos utilizados nos cafés especiais são cultivados em fazendas da Serra da Mantiqueira, primeira região do Brasil a conquistar o selo IP (Indicação de Procedência) e o selo DO (Denominação de Origem).

Existe ainda uma característica que contribui ainda mais para a qualidade final dos grãos, que são colhidos manualmente e em maior parte por mulheres, pelo fino e apurado olhar que possuem para selecionar os melhores grãos, assim proporcionando uma variedade de sabores e características únicas que cativam os amantes de café. Sobre os grãos, a marca oferece:

Bão: Com notas de frutas amarelas e mel, esse café oferece uma experiência sensorial vibrante. Sua acidez cítrica traz um toque refrescante, enquanto o corpo aveludado proporciona uma textura suave e envolvente.

Mió: Com notas frutadas, um corpo sedoso e uma acidez delicada, o café Mió é uma opção refinada para paladares exigentes. Sua finalização doce completa a experiência de forma elegante, proporcionando um equilíbrio harmonioso de sabores e aromas. Ideal para aqueles que buscam um café com nuances suaves e uma textura agradável.

Moca: Se você é fã de cafés encorpados e com uma doçura pronunciada, o Moca é a escolha certa. Com um perfil sensorial marcado por notas de caramelo e chocolate, este café oferece uma experiência indulgente e reconfortante. Sua doçura acentuada é complementada por um corpo robusto, tornando-o uma opção irresistível para os amantes de cafés intensos.

Microlote: Para aqueles que buscam uma experiência única e memorável, o café Microlote é a escolha perfeita. Como um café especial e sazonal, ele promete surpreender com seus sabores distintos e marcantes. Cada xícara é uma aventura sensorial, revelando nuances e complexidades que só podem ser encontradas em lotes limitados e cuidadosamente selecionados. O grão é classificado pela SCA (Specialty Coffe Association of America) acima de 84 pontos.

Cardápio

Foto: OCP News

Além dos grãos já mencionados, que são servidos coados à mesa para o cliente, a Cheirin Bão tem diversas outras opções que agradam a todos os paladares. O cardápio conta com bebidas quentes, como o ”Chocolatissimo”, que é servido em uma taça coberta por creme de avelã e paçoca de pilão e o “Beijinho” que combina chocolate branco com coco, entre outras várias delícias.

Entre as bebidas geladas está o querido Julieta e Romeu, opção surpreendente com um toque de creme de goiaba. Outra opção refrescante do cardápio são os frapês, bebidas cremosas e geladas, à base de leite e essência de frutas. A soda italiana também se destaca, disponível em diferentes sabores que vão desde maçã verde até amora, jabuticaba ou maracujá vermelho.

Entre os sanduíches, o Waffle do Chef é o campeão de vendas, com base de waffle de pão de queijo generosamente recheado.com requeijao, peito de peru, mussarela e finalização do chef (mussarela gratinada à mesa).

Outra opção é o Hot Dog Mineiro, um pão de queijo palito recheado com mussarela, linguiça defumada e molho especial, em que o cliente pode optar entre barbecue com goiabada e mostarda e mel. O Pernil da Roça também é um dos queridinhos do cardápio, feito com baguete de pão de queijo recheado com pernil temperado e requeijão.

Além disso, o cardápio tem muitas sobremesas e combos especiais, como o Samba de Limão, uma torta de limão desconstruída, feita com crocante de waffle de pão de queijo, sorvete, paçoca e doce de leite com limão. Outra pedida é o waffle de pão de queijo recheado com doce de leite ou creme de avelã.

Identidade regional

Foto: OCP News

Com uma identidade regional marcante, a Cheirin Bão se destaca no cenário gastronômico não apenas pelos seus grãos diferenciados, mas também pela sua abordagem única na oferta de produtos que resgatam origens e memórias afetivas. “Procuramos explorar sabores que remetem a momentos felizes, saudosos e nos transportam para um lugar que dificilmente conseguimos viver hoje”, explicam os proprietários.

Cada gole de café ou degustação dos outros produtos do cardápio é uma viagem ao passado, onde aromas e sabores despertam sentimentos de pertencimento e nostalgia.”Quer melhor do que uma releitura do bolinho de chuva? Temos o pãozinho de chuva, feito com pão de queijo e doce de leite. É um misto de saudade e felicidade na veia! Pudim de leite da vovó? Temos também!”. afirmam.

Essa busca pela identidade e pelo resgate das lembranças é o que torna a Cheirin Bão verdadeiramente única no mercado, conquistando não apenas clientes, mas também admiradores fiéis e posicionando-os como uma cafeteria que vai além do comercial.

“Nosso propósito é oferecer experiência. Somado à qualidade dos nossos produtos, garantimos um atendimento especial para que nosso cliente se sinta acolhido”, complementam os proprietários.

Foto: OCP News

Empório

O Empório da Cheirin Bão é um verdadeiro tesouro para os apreciadores da gastronomia mineira e dos produtos artesanais. É possível encontrar uma variedade de produtos cuidadosamente selecionados, desde presentes especiais até ingredientes gastronômicos para os mais exigentes paladares.

As opções vão desde cachaças artesanais até doces em compotas diretamente de Minas Gerais, passando por uma seleção de geleias e pimentas que acrescentam um toque de sabor a qualquer prato. Os grãos de café são moídos na hora, garantindo a frescura e o aroma irresistível que só um café recém-preparado pode oferecer.

Com diversas opções disponíveis, o Empório da Cheirin Bão é o lugar ideal para encontrar aquele presente especial ou simplesmente mimar-se com uma variedade de sabores. Cada produto é selecionado com cuidado e atenção aos detalhes, demonstrando o carinho e a dedicação que a equipe coloca em cada experiência proporcionada aos clientes.

Foto: OCP News

Localização privilegiada

A Cheirin Bão fica logo na entrada do Cooper da Ilha da Figueira (loja 9) em frente ao Parque Linear Via Verde, local frequentado por todo tipo de público que busca contato com a natureza, bem estar, saúde do corpo e da mente.

Quer uma combinação melhor? É só atravessar a rua e experimentar os melhores sabores de Minas Gerais. Visite a Cheirin Bão na rua José Theodoro Ribeiro, 2505, na Ilha da Figueira.

Saiba mais no Instagram @cheirinbaojaraguadosul

Foto: OCP News

Notícias no celular

Whatsapp