Charme e sofisticação: conheça os principais estilos arquitetônicos

Casa no estilo rústico.

Por: Elissandro Sutil

29/05/2020 - 13:05 - Atualizada em: 29/05/2020 - 13:22

Quando as primeiras cidades surgiram, lá por 3.500 A.C, a arquitetura deu os primeiros passos. A partir daí, foi se aperfeiçoando e desenvolvendo estilos que marcaram a história como o Romântico, o Gótico, o Barroco, o Neoclássico e vários outros.

Hoje em dia, por mais que os tempos tenham mudado, novos estilos arquitetônicos continuam a surgir e encantar as pessoas. Para as arquitetas Jeanita e Mariana, da Eixo 11, isto acontece porque o propósito da arquitetura é trazer beleza, personalidade e conforto aos futuros moradores.

“Ao iniciar o detalhamento de um Projeto Arquitetônico, é fundamental escolher o estilo que será seguido. Fazemos isso buscando, através de referências visuais, o estilo que mais combina com a personalidade, rotina e espaço disponível das famílias”, salientam as arquitetas.

As possibilidades são imensas e cada estilo tem suas particularidades. Veja um pouco mais sobre os principais estilos utilizados hoje em dia:

Estilo Clássico

O clássico na arquitetura é marcado por elegância e sofisticação. Ele é favorito pelas pessoas que se identificam com valores tradicionais e querem que isto seja refletido na residência.

Nas formas, o estilo tem muita exuberância com arcos na entrada principal, colunas arredondadas, portas imponentes e molduras em volta das janelas. Os telhados costumam ser aparentes em uma ou duas águas, mas isto não é regra. Os muros em alvenaria ou gesso são acompanhados pelos graciosos portões em serralheria.

Estilo Rústico

Embora este estilo seja conhecido por enfeitar as casas no campo, atualmente ele pode ser encontrado também na cidade e na praia. Ele se destaca por trazer um ar aconchegante e de acolhimento ao lar.

As fachadas são feitas utilizando materiais como pedras aparentes, madeira, tijolos a vista e outros. Nos acabamentos as técnicas são mais brutas para harmonizar com os demais elementos.

As coberturas, normalmente aparentes, podem ser feitas usando telhas artesanais para trazer um charme a mais. Esta escolha combina muito bem com forros e assoalhos de madeira.

Estilo Contemporâneo

Casa no estilo contemporâneo.

Este estilo chegou ao Brasil nos anos 80 e permanece até hoje como um dos favoritos da população. Ele é marcado por linhas e formas geométricas retas, pé direito alto e uma boa dose de vidro nas fachadas.

Os telhados neste estilo são embutidos a construção, ou seja, escondendo as telhas. Nos muros e cercas as pedras, vidros ou cobogós combinam com a modernidade que as casas do estilo exalam por elas mesmas.

Quer mais dicas sobre construção e decoração? Clique aqui e acompanhe a coluna da Eixo 11 no OCP News.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram