O mercado das cervejas e chopes artesanais cresceu muito nos últimos anos. No meio deste crescimento, também surgiu o debate sobre os benefícios que essas bebidas podem trazer à saúde.

Ao que indicam os estudos mais recentes ao redor do mundo, a lista de benefícios do consumo da bebida é muito grande. Alguns deles até desmistificaram a lenda da "barriguinha de chope".

Um dos ingredientes mais importantes na fabricação do chope é o lúpulo. De acordo com os especialistas da Königs Bier - a cervejaria mais antiga de Jaraguá do Sul - dentro de uma cerveja, o lúpulo tem diversas funções: trazer o amargor sutil e característico da bebida; reter a espuma, deixando ela mais bonita e também serve como um conservante natural.

"A cerveja IPA é de origem inglesa, mas ela era transportada constantemente até às índias. Mesmo naquela época, sem a tecnologia de armazenamento atual as bebidas chegavam boas para o consumo no destino, isto por conta da alta capacidade do lúpulo de conservá-las", completa.

Mas além de ser um ingrediente essencial para a cerveja, também traz diversos benefícios à saúde. Confira:

1. Calmante natural

Parece redundante dizer que uma bebida alcoólica acalma, mas no caso dos chopes isso é mais verdade do que se imagina. O ingrediente tem ações calmantes muito eficazes, e é muito indicado para o tratamento de perturbações no sono.

Foto Arquivo OCP News

2. Combate a gripe

O lúpulo tem influência no combate à gripe. Além de ser um agente importante para fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças causadas por vírus.

O lúpulo também é um agente antioxidante extremamente potente. Ele auxilia no retardo da deterioração dos tecidos musculares, além de ser um ótimo bactericida.

3. Protege o cérebro

Um estudo realizado pelo Jornal de química alimentícia e agrícola, nos Estados Unidos aponta que, aliado a uma alimentação balanceada e saudável, os polifenóis presentes na bebida protegem o cérebro sendo capazes de retardar os efeitos do Alzheimer e até prevenir de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Foto Piero Ragazzi

4. Rins e ossos mais fortes

Que o chope é diurético muitos já perceberam, mas um estudo finlandês comprovou que o consumo desta bebida é capaz de reduzir em 40% os riscos de pedras nos rins.

Outro estudo, desta vez da Kings College de Londres, informou que o silício presente dentro desta bebida fortalece a estrutura óssea.

Foto Piero Ragazzi

Por outro lado, uma pesquisa feita na Califórnia, diz que a torra do grão da cevada reduz a concentração de silício. Esta substancia é muito mais abundante em cervejas de colorações mais claras.

5. Previne a hipertensão

Segundo um estudo espanhol, consumir um copo de chope todos os dias tem influência direta na redução da diabetes, e previne a hipertensão. Isto acontece, pois a bebida é rica em ácido fólico, ferro e cálcio que protegem o sistema cardiovascular.

6. Benefícios após os exercícios

A nutróloga Cristiane Molon explica que a cerveja tem baixo teor alcoólico por conta da alta concentração de água. A bebida, que é uma fonte líquida de carboidratos, pode ser ingerida como uma opção para a reposição de calorias depois de exercícios físicos, obviamente, com moderação.

Além disso, por sua função calmante, consegue aliviar a tensão ao mesmo tempo que hidrata o corpo depois da perda massiva de líquidos.

Foto Piero Ragazzi

Vale lembrar, que quanto mais pura a cerveja, maior será a ação dela em benefício da saúde. Uma vez que ela não se encaixa na "lei da pureza", não terá todos os elementos que trazem tantos benefícios.

Segundo Dennis, da Königs Bier, para que uma cerveja seja "pura", precisa ter em sua composição somente: água, malte, lúpulo e fermento. Ainda completa que o Lúpulo dentro da cerveja tem função de trazer o amargor, o aroma da bebida, reter a espuma e também como um conservante natural.

Chope não engorda!

Segundo estudo espanhol, a famosa "barriguinha de chope", não passa de uma lenda urbana. Embora os consumidores mais assíduos da bebida tenham esta característica, ela (a barriguinha) vem junto com os petiscos e frituras que são consumidos junto com as cervejas.

Foto Piero Ragazzi

Bebida feita para o frio

Em época mais frias, ficamos mais suscetíveis a doenças respiratórias. O sócio da Königs, Dennis Torres, diz que nestas épocas, as cervejas mais escuras são ainda mais apreciadas. Para produzi-las as cervejarias precisam comprar da indústria, maltes que ficam mais tempo em "torrefação".

"Durante o processo de produção do malte existe a malteação dos grãos da cevada. Neste processo, uma das etapas é a "torrefação" que dá mais cor para a bebida e dá a ela sabores mais torrados, com nuances de café, chocolate e cacau que combinam perfeitamente com a atmosfera dos climas mais frios", explica, Dennis.

Onde encontrar

A Konigs Bier está disponível por toda a região do Vale do Itapocu. Para pedir o seu barril, ligue para o telefone: (47) 3370 5544. Para mais informações, acesse o Facebook da Konigs Bier. Além do "Disk Chope", a Konigs está disponível em diversos restaurantes e hoteis da região, para conferir acesse o site da Konigs Bier.