Hábito de coçar os olhos pode ser sinal de ceratocone

.

Por: Elissandro Sutil

11/03/2020 - 06:03 - Atualizada em: 11/03/2020 - 10:05

Embora pareça uma ação involuntária e até inocente, o hábito de coçar os olhos pode acarretar graves riscos à saúde. Uma das doenças relacionadas, a ceratocone é responsável por 20% dos transplantes de córnea no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

De acordo com o médico Marcos Martins, a coceira na região dos olhos pode ser apenas alergia, o que seria considerada algo simples, ou estar associada a algum quadro mais extenso. “Rinite, sinusite, asma e até doenças de pele podem indicar fator de risco”, diz.

O oftalmologista alerta para um embaçamento visual progressivo acompanhado de coceira. “Por não recorrer ao especialista, muitos consideram que se trata apenas de aumentar o grau dos óculos. Isto é perigoso e pode comprometer a visão da pessoa”, frisa.

A ambliopia é a supressão causada pelo pouco estimulo visual.

Traumatismo

Outro risco de quem coça os olhos com frequência é o traumatismo. O mau hábito implica no descolamento da retina, além de alterações na anatomia da pálpebra. “Cada caso tem suas peculiaridades, mas, para assegurar o diagnóstico preciso, é necessário recorrer ao oftalmologista”, diz.

Outra doença correlacionada é a blefarite. “Trata-se da secreção na borda da pálpebra”, explica, acrescentando que em excesso ocasiona irritação nos olhos. “Apesar de extremamente comum, é irritante, mas pode-se usar xampu infantil para limpar e amenizar.”

De acordo com o oftalmologista, estas doenças podem resultar também em visão embaçada, dupla ou distorcida; fotofobia, que é a sensibilidade à luz; comprometimento da visão noturna e córnea irregular ou opaca.

Olhos também envelhecem

Segundo o Dr. Marcos Martins, além das doenças, outro fator a ser considerado é o envelhecimento. Isso porque os olhos também sofrem esse processo. Por isso, em qualquer idade, mas principalmente após os 40 anos, a visita periódica ao oftalmologista é necessária.

“É preciso ficar atento também aos riscos externos, como fumar, ou a fumaça do cigarro, raios de sol e fatores hereditários. Todos estes podem acelerar a perda de visão”, diz o especialista.

Onde atende

O Dr. Marcos Martins (CRM 19639 e RQE 11168) atende na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 744, 2 andar, no Centro Oftalmológico Jaragua, em Jaragá do Sul. Além do (47) 3033-5500, a clínica também esta na internet: centrooftalmologicojaragua.com.br. Acompanhe nas redes sociais: Facebook e Instagram.