O exame radiológico de Ressonância Magnética (RM) é uma grande alternativa da medicina. Porém, em alguns casos é necessário que o paciente esteja desacordado para garantir um bom desempenho do equipamento.

Em Jaraguá do Sul, um dos lugares que aplica o exame de RM é o Centro de Imagem do Hospital São José (CDI São José). O local explica que é importante para a população saber que este exame é indolor, mas é o paciente precisa permanecer imóvel para que as imagens captadas fiquem nítidas.

Por isso, em certos casos os pacientes precisam ser sedados durante a realização do procedimento. O CDI comenta que, apesar de o equipamento ter as duas pontas abertas e grande circulação de ar, para algumas pessoas ele é muito assustador e neste caso os sedativos são necessários.

“Enquanto alguns pacientes encaram a ressonância magnética de maneira tranquila, para muitos, aquele tubo representa um lugar fechado, claustrofóbico e barulhento”, conclui.

Os sedativos são aplicados de forma diferente em cada pessoa e por isso, pessoas caustrofóbicas, crianças, bebes, pacientes especiais ou com muitas dores precisam da orientação do médico para definir qual a melhor abordagem para passar pela RM.

Como são feitas as sedações?

Os sedativos podem ser aplicados por inalação, oralmente ou de maneira intravenosa. O método mais comum escolhido pelos anestesistas é a aplicação na veia junto com o soro. O motivo é porque desta forma o efeito é mais rápido e efetivo do que nas outras.

Em qualquer um dos métodos sedativos utilizados, os pacientes devem sempre obedecer as orientações do médico e fazer jejum pelo tempo determinado por ele. Além disso, é importante levar um acompanhante no dia do exame.

A sedação para ressonância magnética é leve e não exige intubação. O que acontece é um monitoramento constante dos sinais vitais durante todo o procedimento.

Atenção: qualquer tipo de sedação precisa ser realizada por profissionais habilitados e com equipamentos apropriados.

Se o seu médico solicitou este exame, entre em contato com o CDI São José e faça um pré-agendamento.

Sobre o CDI

O CDI São José está há mais de 15 anos no mercado e possui equipamentos com exames de imagem em alta definição, que resulta em resultados mais precisos e agilidade no diagnóstico.

Além do exame de Ressonância Magnética (com e sem anestesia), confira os exames disponíveis em nossa unidade:

  • Mamografia Digital;
  • Densitometria Óssea;
  • Raio X Digital;
  • Ultrassonografia;
  • Tomografia Computadorizada.

Agende hoje mesmo seu horário para a Ressonância Magnética e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.