Bold: uma indústria que inova e cresce, inspirada no espírito empreendedor jaraguaense

Foto; divulgação

Por: Elissandro Sutil

23/07/2022 - 05:07

Empresa fundada em 2001 tem, atualmente, 12 unidades espalhadas pelo Brasil, América do Sul e ÁsiaJaraguá do Sul é berço de muitas indústrias de sucesso nacional e internacional. E, entre elas, está a Bold, empresa fundada em 2001, nos fundos de uma residência, em um pequeno galpão de madeira, inicialmente, com o nome de Acrílicos Santa Clara. Prestes a completar 21 anos, o grupo, fabricante de acrílico e varejista de policarbonato, ACM e outros materiais, emprega aproximadamente 600 pessoas, entre unidade matriz, fábrica de chapas acrílicas, lojas e centros de distribuição.

“O fato da Bold ter nascido neste ecossistema empreendedor de Jaraguá foi decisivo para nosso desenvolvimento. A cidade acolhe os novos negócios, inspirando inovação e aprendizado”, aponta o CEO do grupo, Ralf Sebold. No portfólio de clientes atendidos, hoje, a empresa reúne marcas de renome como WEG, ABB, Philips, Thyssenkrupp, Cyrela, Alubond, Itaú, O Boticário e AMBEV.

Divulgação

Em constante expansão, o crescimento do grupo pode ser observado pelo número de unidades abertas nos últimos tempos, além dos planos para o futuro. A empresa, que começou o ano com 11 unidades, terminará 2022 com 18, sendo uma loja no Chile, cinco na Colômbia e 9 no Brasil, além do centro de operações em Hong Kong e dos dois parques fabris em Jaraguá do Sul.

Como base desse desenvolvimento sustentável e contínuo, estão os valores e missão da Bold. A empresa foca nas pessoas e no fomento do mercado como um todo. Exemplo disso são os constantes treinamentos internos que o grupo realiza, visando o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e as ações voltadas a clientes e parceiros, colocando-os no centro de suas estratégias. Este ano, inclusive, a Bold organizou o primeiro Empreender em Acrílico. A capacitação reuniu empresários de todo o Brasil e tratou questões do setor como empreendedorismo, gestão e processos do acrílico, buscando inspirar os parceiros e agregar valor aos respectivos negócios.

 

Responsabilidade socialA Bold é uma empresa familiar, que valoriza as pessoas e, consequentemente, tem uma conexão com as comunidades onde está inserida, seja através de ações sociais, da economia ou preservação do meio ambiente e de recursos naturais.
No time de bolders, como são chamados os colaboradores do grupo, a diversidade cultural é uma característica que promove, além de diferentes visões, inovação, integração e aprendizado. Todos são incentivados a participar de projetos em prol da comunidade, por meio da coleta de doações ou atividades voluntárias. Para isso, a empresa conta com o Comitê de Relações Sociais, responsável por avaliar e selecionar as solicitações enviadas pela população, conforme critérios estabelecidos e disponibilidade orçamentária.
Na área da sustentabilidade, a Bold também está em constante busca por soluções. Neste mês, a empresa recebeu o certificado da Comerc – Energia, atestando que 100% da energia consumida na unidade matriz são de fonte renovável. No parque fabril, também há mais de 60 árvores e palmeiras replantadas e a água da chuva é reaproveitada para uso nos banheiros e jardins. Além disso, em seu portfólio, o grupo possui diversos produtos que prezam pela sustentabilidade, como o EcoBold, fabricado com 50% de acrílico reciclado, e o Steel e BOLD, uma linha para construção de telhados, 100% reciclável, quem vem para substituir as estruturas tradicionalmente feitas em madeira.

Divulgação

Notícias no celular

Whatsapp