As peças que valorizam os traços artesanais ganham cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. No universo dos utensílios domésticos esta é uma macrotendência, que traz um design mais orgânico e cara de “feito à mão” aos itens.

Este tipo de decoração busca trazer beleza e autenticidade aos aparelhos de jantar, chá e café, e dão um toque ainda mais acolhedor e descontraído à mesa na hora das refeições.

Sempre por dentro das tendências, a Oxford se destaca com a própria linha no estilo artesanal. A linha Ryo, de aparelhos de jantar, lançada em 2019, busca a beleza no imperfeito e traz peças com formatos orgânicos e inspiração em materiais naturais.

Inspirada na praia Pink Sands, nas Bahamas, Caribe, que tem areia rosa graças aos pedaços de coral quebrados. As peças são decoradas através de um processo manual com pigmentos de tinta, garantindo exclusividade. | Foto Divulgação/Oxford

Ao mesmo tempo em que os traços orgânicos se fazem muito presentes, trazendo humanização às peças, eles também se unem ao industrial e moderno, remetendo a uma visão leve e fluída.

Como nesse estilo a inspiração é a natureza, é possível encontrar peças com cores terrosas, pastéis e também mais vivas, remetendo a diversos lugares do mundo. A estrutura de cada peça não deixa a desejar no quesito "diferenciado", pois têm aparência disforme e traços únicos na decoração.

A linha conta com 10 coleções de encher os olhos dos apaixonados por decoração: Ryo Blue Bay, Ryo Art, Ryo Santorini, Ryo Pink Sand, Ryo Ink, Ryo White, Ryo Bambu, Ryo Barcelos, Ryo Time e Ryo Safira.

Esta coleção é inspirada nas cores e belezas da praia de Blue Bay, cidade costeira em Nova Gales do Sul, Austrália. O pontilhismo da decoração é fruto de um processo manual, o que garante desenhos exclusivos em cada peça. | Foto Divulgação/Oxford

As coleções Pink Sand, Blue Bay, White, Santorini, Bambu e Safira também contam com peças complementares, como canecas, bowls e travessas.

Inspiração vinda do oriente

As novas peças de porcelana da Oxford estão ligadas à filosofia wabi-sabi, do budismo japonês. De acordo com esse conceito as marcas de uso e imperfeições encontradas nos utensílios não são falhas, mas sim o registro de vivências e histórias. O nome Ryo é uma palavra em japonês que significa “excelente”.

O formato orgânico das peças é inspirado na filosofia japonesa que busca a beleza na imperfeição, com o bambu em destaque, elemento sempre presente na história e cultura do país. | Foto Divulgação/Oxford

Esta filosofia japonesa traz em sua essência a valorização da natureza, busca pela simplicidade, formas orgânicas, texturas naturais, marcas do tempo nos materiais e tons neutros ou terrosos.

Peças únicas e mais naturais

Além do formato diferenciado, algumas peças são decoradas com técnicas artesanais de pigmentos de tinta e também de esmaltes reagentes. Decorações como a Blue Bay e a Pink Sand, por exemplo, ganham estes pigmentos de tinta, mas algumas das coleções da Oxford são decoradas com esmaltes reagentes - são o caso da Santorini, Bambu e a Safira, lançamento de 2020.

Como o próprio nome sugere, esse esmalte reage de forma diferente em contato com cada louça. Isso faz com que as peças fiquem diferentes entre si, garantindo um toque de exclusividade e de estilo artesanal.

A decoração das peças Ryo Santorini aposta numa estética vintage, resultado de um processo manual feito com esmalte reagente. | Foto Divulgação/Oxford

Onde encontrar

As lojas de SC estão abertas e tomando todos os cuidados, seguindo todas as orientações para segurança dos clientes e dos colaboradores. A loja de São Bento do Sul ainda tem atendimento por e-mail ou WhatsApp e envia para todo o Brasil. Entre em contato pelo e-mail loja8@oxfordporcelanas.com.br ou pelos números de WhatsApp (47) 9 8909-7856, (47) 9 8813-4311.

Os aparelhos de jantar citados nesta matéria e toda uma linha completa de utensílios domésticos da qualidade Oxford podem ser encontrados nas lojas de fábrica da marca:

  • São Bento do Sul: Rua Jorge Diener, 88, Bairro Oxford.
  • Pomerode: Av. 21 de Janeiro, 3540, no Centro. Contato: (47) 3394-7443

Acompanhe as novidades das lojas de Santa Catarina no Facebook e Instagram.