Avanços tecnológicos na odontologia: Clínica Beldents oferece diagnóstico digital completo

Por: Maria Luiza Venturelli

05/04/2024 - 14:04 - Atualizada em: 12/04/2024 - 14:51

Desde o início dos tempos, a radiologia odontológica possui uma trajetória marcante, repleta de momentos importantes. Hoje em dia, a tecnologia segue revolucionando a área de várias formas, desde o diagnóstico até o tratamento. São inovações que além de tornar os tratamentos mais precisos e eficientes, também melhoram a experiência do paciente.

Pensando nisso, a Clínica Beldents convida você a embarcar em uma jornada no tempo, começando em 1895, quando o raio-x foi criado, até os dias atuais, em que a clínica utiliza a abordagem digital para diagnósticos dentários. As evoluções são inúmeras:

A descoberta dos raios-x: em 8 de novembro de 1895, o professor Wilhelm Conrad Röntgen fez uma descoberta enquanto trabalhava com raios catódicos. Ele percebeu um fenômeno estranho que resultou na identificação de um novo tipo de radiação, os raios-x. Röntgen realizou a primeira radiografia da história, capturando a mão de sua esposa, Anna Bertha Röntgen.

Wilhelm Conrad Röntgen foi o descobridor dos raios-X (Foto: Wikimedia Commons)

A primeira radiografia dental: poucas semanas após a descoberta de Röntgen, o Dr. Giesel, em Braunschweig, Alemanha, realizou a primeira radiografia dental da história. Utilizando uma placa de vidro com emulsão fotográfica, ele registrou os dentes do dentista Otto Walkhoff, marcando o início da radiologia odontológica.

A chegada dos raios-x nos Estados Unidos: Edmund Kells, um dentista americano, foi pioneiro na aplicação dos raios-x em exames odontológicos nos Estados Unidos. Em abril de 1896, ele realizou a primeira radiografia dentária no país.

A primeira radiografia dentária foi feita por Edmund Kells (Foto: Getty Image)

O surgimento da técnica da bissetriz: em 1907, a técnica da bissetriz foi desenvolvida por Cieszynski, tornando-se um marco na radiologia odontológica. Essa técnica baseada em princípios geométricos permitiu uma melhor orientação dos raios-x, melhorando a qualidade das radiografias.

A introdução da radiologia no Brasil: a radiologia odontológica chegou ao Brasil em 1898, quando o Dr. José Carlos Ferreira Pires adquiriu um aparelho de raios-x e o trouxe para Formiga, Minas Gerais. Em 1932, o ensino de radiologia foi incorporado ao currículo acadêmico de Odontologia no país, graças ao trabalho do Dr. Cyro A. Silva.

O surgimento da radiografia digital: a partir das décadas de 1980 e 2000, a radiografia digital revolucionou a prática odontológica, utilizando sensores com fio para registro da imagem. Eliminando a necessidade de filmes radiográficos, essa tecnologia permite o armazenamento e análise das imagens por meio de softwares computacionais. O pioneiro nesse campo foi o dentista francês Francis Moyen, que em 1987 desenvolveu o primeiro sistema de radiografia digital intraoral.

Clínica Beldents é referência em tecnologia

Hoje em dia, a tecnologia traz inúmeras vantagens para os pacientes e profissionais do ramo odontológico. Na Clínica Beldents, o raio-x digital portátil e a radiografia digital com placas de fósforo são inovações implantadas:

Radiografia digital

Um dos principais diferenciais da Beldents é o uso do raio-x digital portátil e radiografia digital com placas de fósforo. Essa tecnologia inovadora permite que os profissionais tenham a capacidade de realizar radiografias com conforto para o paciente e alta resolução de imagem, essenciais para um diagnóstico preciso.

Fotos: Divulgação/Clínica Beldents

Foto: Divulgação/Clínica Beldents

A Clínica utiliza o sistema VistaScan, da empresa alemã Dürr Dental, o qual utiliza placas de fósforo finas, flexíveis e sem fio para a realização da radiografia. A leitura dessa placa é feita em questão de segundos e a imagem vai direto para o software da Clínica.

Foto: Divulgação/Clínica Beldents

Manipulação digital de imagens

A manipulação digital de imagens é outra vantagem da Beldents. Com a capacidade de marcar e filtrar imagens, os profissionais têm acesso a uma análise mais detalhada e precisa. Essa funcionalidade auxilia na identificação de problemas dentários, facilita a comunicação entre os membros da equipe e permite um melhor planejamento de tratamentos.

Colaboração interdisciplinar

A plataforma digital da Beldents permite que todo o trabalho seja realizado em conjunto por todos os dentistas. Isso promove uma abordagem colaborativa e interdisciplinar para o planejamento e execução de tratamentos, garantindo uma melhor coordenação e resultados mais eficazes para os pacientes.

Conforto, precisão e rapidez

O diagnóstico digital da Beldents oferece uma série de benefícios para os pacientes. Além do conforto proporcionado pela tecnologia portátil e da análise precisa das imagens, os pacientes também se beneficiam da rapidez com que os procedimentos podem ser realizados.

Foto: Redes Sociais/Dürr Dental

Outros diferenciais

A Beldents destaca-se também por outros diferenciais que oferece para proporcionar uma experiência completa e satisfatória aos pacientes.

Além do diagnóstico digital de ponta, a Beldents prioriza a ergonomia e o conforto dos pacientes durante os procedimentos.

Equipada com cadeiras odontológicas de alta qualidade, projetadas para minimizar a fadiga e as dores, a clínica garante que o paciente se sinta relaxado e confortável durante todo o tratamento.

A iluminação em LED integrada às cadeiras oferece uma visualização aprimorada, permitindo que os profissionais realizem diagnósticos precisos com maior facilidade.

O ambiente da clínica é planejado para promover tranquilidade e bem-estar. TVs instaladas no teto ajudam a distrair e reduzir a ansiedade dos pacientes durante os procedimentos, criando uma atmosfera relaxante e acolhedora.

Além disso, a equipe da Beldents está sempre em busca de atualizações e aprimoramentos, participando de cursos, incorporando novas tecnologias e inovações para garantir que ofereçam sempre o melhor cuidado possível aos seus pacientes.

Onde encontrar

A Beldents Odontologia fica na rua R. Gov. Jorge Lacerda, 360, no centro de Jaraguá do Sul. Entre em contato pelo telefone (47) 3371-0527 ou WhatsApp (47) 9 9175-2390. Acesse o Instagram beldents_odontologia e Facebook Beldents Odontologia para saber mais.