Não existe uma família igual a outra e isto com certeza reflete muito em como o lugar em que elas moram precisa ser construído.

Jeanita e Mariana, arquitetas da Eixo 11 arquitetura, comentam que, para todos os moradores viverem com conforto, é preciso e considerar várias sutilezas na rotina de uma família como a presença de animais, de pessoas com mobilidade reduzida, bebês e outros.

São muitos detalhes que influenciam no conforto dos moradores de uma casa e para ajudar quem está em busca de um novo lar, aqui vão dicas da Eixo 11 para o tamanho ideal da sua casa.

Olhe para o presente, mas não esqueça do futuro

Pense com carinho: um casal sem filhos pode vir a tê-los, uma família sem carro pode comprar o veículo e mesmo irmãos que se dão bem na infância vão precisar de privacidade na adolescência.

De acordo com a equipe da Eixo 11, se na hora de construir esses detalhes forem considerados, as famílias terão conforto para sempre e com certeza evitarão uma reforma ou mudança que poderia ter sido evitada com um pouquinho de precaução.

O tamanho das portas impacta mais do que você imagina

Imagine uma cozinha montada, pronta para começar a cozinhar e a geladeira simplesmente não passa pela porta. Isto é uma dor de cabeça muito grande causada por um detalhe pequeno, mas que não pode ser deixado de lado.

Exemplo de esquadrias de PVC

De acordo com a equipe da Eixo 11, as portas normalmente variam entre 70cm e 90cm de largura e no caso de uma cozinha o tamanho ideal é de 90cm para garantir que os móveis e eletrodomésticos maiores entrem sem problemas.

Outro ponto que a equipe salienta é a questão de acessibilidade. As portas com 90cm são indicadas para a passagem de cadeiras de rodas e por isso é interessante construir pelo menos um dos acessos da casa com este tamanho mesmo que nenhum morador tenha dificuldade para se locomover.

Banheiro grande ou pequeno?

Em muitos projetos o espaço do banheiro é a “sobra” do restante da casa, mas isto está longe de ser uma boa ideia. O banheiro é um lugar que demanda tanto conforto quanto qualquer outro da casa.

Foto Divulgação

A Eixo 11 explica que além do conforto, é preciso de espaço para que o banheiro mantenha a funcionalidade. Afinal, a maioria dos produtos de higiene pessoal são armazenados lá.

Dica de ouro: apesar de que um banheiro espaçoso seja importante, é bom não exagerar. Um banheiro grande demais dá muito mais trabalho na hora da limpeza.

Quartos do tamanho ideal

O tamanho de um quarto vai depender de quantas pessoas irão utilizá-lo. Para um quarto de casal, é preciso que, nas laterais, haja um espaço de no mínimo 80cm para que seja possível alguém sentar-se confortavelmente.

Já os quartos individuais podem ser menores. As camas de solteiro podem ser encostadas na parede sem comprometer o acesso e o conforto do usuário, permitindo uma organização mais livre dos móveis.

Quer mais dicas sobre construção e decoração? Clique aqui e acompanhe a coluna da Eixo 11 no OCP News.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram