Foto por Piero Ragazzi/OCP News
Foto por Piero Ragazzi/OCP News

Aos 84 anos, com muito vigor e experiência Wally Borchardt Hornburg ainda se sente muito bem trabalhando na empresa de sua família, a Carrocerias HC. Mulher forte, determinada, mãe de dois filhos, teve que ser multitarefa para cuidar da casa e ainda ajudar a construir o que hoje é o legado de sua família.

Em 1953, a família Hornburg já começava a trilhar a história do que viria a ser a Carrocerias HC. Mas se passaram vinte anos até nascer a empresa que hoje fabrica carrocerias frigoríficas, que rodam o Brasil todo e também o exterior.

Foi em conjunto do marido, Heinz que Wally construiu a empresa e foi ele quem ensinou a esposa a gerir a empresa pelo básico: vender, cobrar, comprar e contratar. Nesta época ela era dona de casa e a principal responsável pelo lar e pela família.

Para Wally, uma mulher empreendedora deve empenhar-se igualmente a um homem, mostrando determinação e, assim, conquistar o desejado respeito.

Mesmo depois de todos esses anos, ela não tem reclamações sobre sua rotina. Segundo a empresária, uma de suas maiores satisfações é estar com as pessoas. “Também é poder acompanhar e fazer parte da história, podendo contribuir até os dias de hoje”, complementa.

E a história, a que se refere, não foi somente de vitórias. Como responsável pela parte administrativa da empresa, viveu na pele todas as dificuldades imagináveis: doenças, dificuldade para conseguir capital para investimento e a distância para trazer a matéria prima.

Perseverança e esforço

Foto por Piero Ragazzi/OCP News

Como chave do sucesso de sua empresa, Wally ressalta a perseverança. Sua persistência e dedicação são facilmente percebidas na fala, afinal ela não tem problemas em dizer que, durante sua carreira, foram poucos os momentos em que pôde parar e se divertir, pois sempre esteve envolvida ativamente no funcionamento do negócio.

Como ex-dona de casa, que construiu uma empresa consolidada durante os últimos 66 anos de sua vida, Wally afirma, a quem tem o sonho de empreender, que não existe sucesso sem atitude.

“Para que algo dê certo, é preciso que seja criado e para isso correr riscos é um processo necessário. Mesmo que os riscos sejam planejados e estudados, eles ainda serão riscos”, conclui.

  • Carreira: uma conquista
  • Família: deveria estar unida sempre e para sempre
  • Lembrança: meus falecidos pais, do meu esposo Heinz e do meu filho Adelino
  • Sonho: por um mundo melhor
  • Objetivo: poder deixar minha marca
  • Uma inspiração: a fé e a esperança
  • Um lugar: casa dos meus pais
  • Um livro: a Bíblia
  • Um filme: não tenho habito de ver filmes

O que é ser mulher? É ter coragem, força e capacidade para enfrentar os obstáculos da vida.

...

A HC Hornburg fica na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1479, no Centro de Jaraguá do Sul. Entre em contato através do telefone (47) 3274-1200. Acesse o site oficial da marca e acompanhe no Facebook.