Amor pelos animais: a história da fundadora do Hospital Veterinário Amizade

Foto Piero Ragazzi

Por: Elissandro Sutil

17/03/2019 - 08:03

Cuidar da saúde e garantir o bem-estar dos animais. É esta a paixão e o dom de Daniela Brecht, de 46 anos, médica veterinária, idealizadora e proprietária do Hospital Veterinário Amizade, em Jaraguá do Sul. O amor pelos bichinhos e o contato com eles é o que completa o dia a dia, fazendo dela uma empreendedora feliz e realizada no seu trabalho.

O hospital atende pets e pequenos animais exóticos, oferecendo um centro de diagnósticos e tratamento completo, com consultas, cirurgias, vacinas, laboratório clínico e exames de imagem.

Também conta com atendimentos por especialidades, com médico oncologista, oftalmologista, anestesista, nefrologista e urologista, ortopedista e traumatologia, cardiologista e dermatologista. Ao todo são 22 colaboradores trabalhando pelo bem-estar dos bichinhos.

Foto Piero Ragazzi

Mas administrar uma equipe grande e uma estrutura como a de um hospital veterinário não é tarefa fácil. Daniela trabalha 14 horas por dia, em média, dividindo o tempo entre seus pacientes, gestão do hospital e a família.

Ela tem dois filhos – Arthur, de 16 anos, e Eduardo, de 14 – e faz de tudo para estar sempre presente, ao lado também do marido e dos oito cãezinhos da família.

“Não sei se dou conta de tudo, mas me esforço bastante. Me divirto muito trabalhando, sinto um prazer imenso em minha rotina como médica veterinária, mas sou muito caseira, então é muito comum nas horas vagas ficar curtindo em casa com meu marido e filhos”, conta.

Conciliar um turbilhão de coisas todos os dias, para ela, é o maior desafio da mulher empreendedora, nos dias de hoje. “Porém, com pessoas especiais ao nosso redor isso é superado e equacionado”, comenta.

Início árduo

Natural de São Paulo, capital, Daniela se formou em 1998, na cidade de Jaboticabal, e foi morar em Campo Grande (MS), onde iniciou a carreira como médica veterinária, em uma clínica 24 horas.

Fez pós-graduação em Administração de Marketing, na Universidade Católica, e também em Gestão Estratégica em Marketing, pela FGV, o que a permitiu atuar por seis anos como gerente de marketing em duas empresas de nutrição animal. Em 2006, se mudou para Jaraguá do Sul, pois o marido havia sido transferido no trabalho.

Foto Piero Ragazzi

No ano seguinte, inaugurou a própria clínica veterinária e pet shop. Em 2009 fez outra pós-graduação, em Dermatologia Veterinária, na Universidade Anhembi Morumbi, sendo um marco na carreira, já que foi pioneira em atendimento dermatológico animal na região.

Em 31 de julho de 2015, finalmente se concretizou o sonho do hospital.

“Iniciei meu negócio com R$ 10 mil emprestados da minha sogra e sete anos depois construí um hospital veterinário modelo, como fruto direto do meu trabalho. Tudo o que eu faturava, economizava”, relembra.

Uma das dificuldades, no início, foi a aprovação do projeto do hospital, com quase dois anos de espera para liberação do alvará. Mas, para ela, as dificuldades só fortalecem, tanto que ainda este ano será iniciada a expansão da estrutura física do local.

Assim, os pontos-chave foram comprometimento, trabalho árduo, disciplina, determinação e, acima de tudo, amor incondicional aos animais. Por isso, ela recomenda:

“Imagine-se fazendo algo que te fará despertar o desejo de acordar toda manhã e ir trabalhar! A partir daí, faça um planejamento minucioso da viabilidade do negócio, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. E se, ao final da análise, estiver segura do que quer, siga em frente, o resultado só poderá ser um: o sucesso!”, complementa.

 

Carreira: ser médica veterinária é o meu oxigênio
Família: a base de tudo, meu marido, meus filhos, meus pais!
Lembrança: o nascimento dos meus filhos
Sonho: ter saúde para trabalhar até uns 90 anos
Objetivo: fazer a diferença na vida de cães, gatos e seus “pais” (seus donos)
Uma inspiração: meu marido
Um lugar: minha casa
Um livro: Quando Nietzche Chorou, de Irvin D. Yalom
Um filme: Mãos Talentosas – A História de Ben Carson
Uma frase: “Inspirações vêm nos bons exemplos dos outros… Motivação, para nos tomarmos essenciais ao meio, vem de dentro de nós” – Paulo Silveira, no livro Atitude

O que é ser mulher? É enfrentar muitos desafios e evoluir constantemente.

Onde encontrar: rua Roberto Ziemann, 2181, bairro Amizade, em Jaraguá do Sul
(47) 3371-2340 | Facebook