Movido por uma paixão: medicina oftalmológica. O médico Lucas Vianna Figueirêdo viajou o Brasil para se especializar na área que admira desde a infância; E foi sua profissão que o trouxe a Jaraguá do Sul, onde há alguns meses fixou residência, com o objetivo de contribuir com a qualidade da saúde na região.

Nascido e criado em Goiânia (GO), em 1988, ele sempre soube a profissão que queria seguir. Desde cedo se dedicou aos estudos e não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de se mudar para São Paulo, e estudar medicina. Se formou em 2012, na cidade de Ribeirão Preto e, em seguida, buscou a especialização em oftalmologia.

A medicina está presente na família de Lucas Figueirêdo há três gerações. O avô paterno, Dr. Clóvis Figueirêdo, foi o primeiro cardiologista de Goiânia. Os pais também são médicos, sendo o pai, Eurípedes Figueirêdo Alessandri, oftalmologista e grande cirurgião há quase 40 anos, e a mãe, Mariella Saponara Vianna patologista especializada na área oftalmológica.

“Copiar a conduta honesta dos meus pais é o meu grande foco profissional. Oftalmologia sempre foi uma grande paixão, poder evitar um caso grave que poderia evoluir futuramente com cegueira, por exemplo, é o que move essa minha paixão”, acrescenta Lucas.

A visão é um sentido muito importante no corpo humano, e seu funcionamento é complexo. São justamente os desafios da profissão e a paixão por ser médico que movem o profissional a buscar sempre o melhor de si, com muito estudo e dedicação.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Lucas é especialista no diagnóstico e tratamento de doenças oculares como catarata, glaucoma e também em avaliações da retina – indispensáveis para prevenção de cegueira em pessoas diabéticas. Mas apesar do amor pela profissão, ele admite que como todas as outras, a medicina é desafiadora e, nem sempre é fácil lidar com tamanha responsabilidade.

“Não existe uma mágica dentro da oftalmologia e medicina em geral, mas o grande segredo do sucesso é o amor pela especialidade, a empatia com o paciente e o trabalho intenso, todos os dias”, acrescenta Lucas.

Clínica especializada para atender o SUS

A mudança para Jaraguá do Sul afirmou ainda mais a missão do médico em oferecer um espaço único, voltado à especialidade e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a visão das pessoas.

Com isso, em maio deste ano, Lucas Figueirêdo iniciou sua história em Jaraguá do Sul. A Clínica de Correção da Visão inaugurou e firmou parceria com o município para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), desafogando as filas de espera relacionadas à oftalmologia.

“Atendo o SUS pela minha paixão pessoal, desde o fim da minha formação e pretendo, se possível, entrar em todos convênios da cidade. Assim posso abrir a possibilidade de atender a todas as pessoas daqui, sem exceção”, completa o médico.

O principal diferencial da clínica é o atendimento humanizado e focado. A atuação do espaço vai desde procedimentos simples como renovação de óculos, até cirurgias oculares (para catarata, pterígio e plásticas).

Foto Matheus Wittkowski

Apesar de ser uma das clínicas responsáveis pelo atendimento de encaminhamentos do SUS, Lucas e os profissionais do espaço também atendem consultas particulares e por convênio. Segundo o Figueirêdo, a fundação da clínica aconteceu ao perceber a demanda de um serviço humano e de qualidade na cidade.

“Jaraguá merece uma clínica capaz de oferecer não apenas o que há de mais moderno hoje na oftalmologia, mas de um atendimento humano e personalizado, que se preocupa com cada pessoa que busca ajuda médica”, diz o médico.

Amor por Jaraguá do Sul

Não foi uma decisão fácil deixar a terra onde viveu e morou por praticamente a vida inteira. Deixar a família e amigos foi de partir o coração de Lucas, principalmente pela distância - mais de 1,4 mil quilômetros.

Mas a admiração por Santa Catarina e a vontade de viver em Jaraguá do Sul, com a possibilidade de exercer a profissão que ama, falaram mais alto e, junto da noiva Tamiris Soares, resolveu se aventurar pelo Vale do Itapocu.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Assim que ele e a noiva conheceram o município, tiveram a certeza de que esta seria a cidade ideal para viverem e construírem a própria família.

“Nada em Jaraguá precisa ser mudado, estou muito feliz aqui, mesmo que ainda sejam poucos meses, mas gostaria de agregar com aquilo que eu tenho de melhor, meu trabalho”, afirma.

Amor por clinicar e estudar

Além de estar em contato com os pacientes e praticar a medicina, Lucas também tem grande paixão por trabalhos científicos. Possui publicações nacionais, e em setembro lança seu primeiro trabalho internacional.

Recentemente, ele realizou um estudo científico junto da mãe Mariella, que encontrou a contaminação de bactérias e fungos em colírios ainda dentro do prazo de validade. O estudo será publicado pela Revista Brasileira de Oftalmologia.

“O estudo intenso na realização destes projetos, me ajuda numa condução melhor e moderna da prática oftalmológica no dia a dia”, complementa Lucas.

Exames realizados na clínica

  • Topografia ocular;
  • Campimetria ocular;
  • Paquimetria ocular;
  • Retinografia colorida;
  • Retinografia fluorescente;
  • Ultrassonografia ocular;
  • Tomografia de Coerência Óptica (OCT).

Onde encontrar a Clínica de Correção da Visão: Rua Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul. Telefone para contato: (47) 3054-5700

Oftamologista: Dr. Lucas Vianna Figueiredo - CRM-SC 26342

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado - CRM 19.798 | RQE SC 11.411