A história da Cirurgia Torácica em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

07/10/2021 - 06:10 - Atualizada em: 07/10/2021 - 09:22

“Isto tudo não seria possível sem a presença da minha mulher Katiana Mezzalira e dos meus filhos. Obrigado!

Dia 27 de agosto de 2021, a Clinica Toracopulmonar completou 20 anos de CNPJ, entregando um trabalho sempre pautado na evolução e nas tendências mundiais para o tratamento das doenças. Os alcances de um cirurgião torácico para ajudar a comunidade percorrem uma extensa lista de patologias benignas e malignas.

Estas ações, muitas vezes têm uma relação direita com o paciente e outras vezes indireta, auxiliando profissionais diversos em momento cruciais, para encontrar o diagnóstico, ou para eliminar alguma complicação que está impedindo a melhora do quadro.

As áreas de atuação mais comuns são: tumores benignos e malignos de pulmão, tumores benignos e malignos do mediastino, tumores da parede torácica, alterações benignas da parede torácica como o Péctus escavatun e carinatun (peito de pomba e sapateiro), síndrome do desfiladeiro torácico, acometimentos pleurais diversos, problemas diafragmáticos, o tratamento do suor em mãos, axilas, crânio e face, o odor axilar, o rubor facial, o trauma em geral, as cirurgias para fixação de arcos costais, as cirurgias na traqueia e laringe, o rastreamento de nódulos pulmonares dando uma chance real de cura ao câncer pulmonar e os exames endoscópicos das vias aéreas.

Os parceiros para que esta jornada tivesse e continuasse a ter sucesso foram, são e serão muitos. Agradecimento especial pós-morte ao grande pneumologista Dr. Cláudio Luiz dos Santos, grande amigo e colega que após reuniões intensas sobre cada paciente encontrávamos o melhor tratamento. Aos colegas e amigos Dr. Amaro Ximenes, Dr. Joe Waltrick e Dr. Sergio Canfield que me incluíram na equipe de vídeo cirurgia da nossa cidade, permitindo que eu pudesse oferecer o melhor para a nossa região.

Um agradecimento especial ao anestesista Dr. Sebastião Resende Filho que foi meu parceiro em cirurgias homéricas e que marcou a minha vida profissional ao indicar que seu parente, o pediatra Dr. José Abílio Machado Filho que estava com um câncer pulmonar, fosse operado por mim em 2009, sendo que poderia ter ido para qualquer lugar do país para fazer seu tratamento. Apesar do potencial maligno deste tipo de câncer, conseguimos quatro anos totalmente livres de recidiva, obtendo um resultado superior aos estudos quando se trata de um carcinoma de pequenas células pulmonar.

Um agradecimento aos hospitais e seus diretores, que sempre depositaram total confiança quando eu solicitava materiais diferentes e que muitas vezes seria o primeiro no Estado, mas após reuniões o projeto era aceito e assim permitiram uma eficiência operacional comparada a grandes instituições. Felizmente estes projetos de melhoria e estas reuniões com os diretores do Hospital São José, Sr. Mauricio José Souto-Maior e do Hospital e Maternidade Jaraguá, Sérgio Luís Alves, ainda acontecem e ótimas noticias estão sendo preparadas. Uma em especial virá trazer um grande alívio para os pacientes oncológicos, em que poderemos substituir uma cirurgia com anestesia geral e riscos, por um exame de endoscopia, melhorando o diagnóstico e a análise da extensão da doença e assim direcionar o tratamento. Este aparelho se chama EBUS e será um enorme avanço para a nossa região, visto que só existe um em Santa Catarina.

Hoje as inovações fazem parte de tudo e a Clínica Toracopulmonar oferece para os seus clientes a oportunidade de tratar os seus problemas com a cirurgia robótica, além das técnicas minimamente invasivas habituais.

Atualmente faço parte do corpo clínico robótico do Hospital Santa Isabel em Blumenau, do Hospital Pilar e Nossa Senhora das Graças em Curitiba e do Hospital Albert Einstein São Paulo.
A escolha pela técnica robótica se tornou muito mais atrativa financeiramente falando, essa acessibilidade se deve ao fato do aumento exponencial de hospitais com a infraestrutura robótica no Brasil.

A expansão da área de atuação da Clinica Toracopulmonar para estes centros vem em conjunto com a ideia de permitir que o paciente e seus familiares escolham a técnica, o local ideal e a retaguarda hospitalar que lhes for mais conveniente.

As melhorias dos nossos hospitais nunca param, por isso que somos excelência em quase tudo. Temos uma das melhores assistências que já vi e o equipamento de robótica está na pauta de todos as reuniões entre os gestores, o diretor e os médicos. Já tivemos uma reunião com a empresa de Intuitive (dona da marca de robô mais usada no mundo) expondo como seria a implantação desta tecnologia no Hospital São José.

Espero ansioso para que este dia se concretize e assim possamos oferecer o que sempre norteou esta maravilhosa cidade: o crescimento tecnológico para amparar os nossos munícipes e todos que visualizarem a excelência que temos aqui.”

O texto é um relato do especialista Dr. Giovani Mezzalira.

Sobre o especialista

O Dr. Giovani W. Mezzalira (CRM-SC 8611) atende na Clínica Toracopulmonar em Jaraguá do Sul. É formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também se especializou em cirurgia geral. É cirurgião torácico, especializado pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, mestre em cirurgia torácica pela PUC/PR, possui certificação em Cirurgia Robótica pelo Instituto Falk (PR) e pós-graduação em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP).