A conexão com a Infância: As infâncias do Colégio Conexão

Foto: Divulgação/Colégio Conexão

Por: Maria Luiza Venturelli

24/08/2023 - 15:08

As datas comemorativas são de extrema importância para a sociedade, seja para lembrar de um evento específico do passado, homenagear uma figura importante ou conscientizar as pessoas para algum tema relevante a sociedade. No dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância, de autoria do Fundo nas Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A ideia do Dia da Infância é promover uma reflexão sobre as condições de vida dos pequenos ao redor do mundo e defender que todos tenham acesso aos devidos cuidados e a tudo aquilo que necessitam para um desenvolvimento pleno e harmonioso, incluindo os direitos básicos de alimentação, moradia, formação social, educacional e de valores.

Foto: Divulgação/Colégio Conexão

No Colégio Conexão, a partir da Educação Infantil, a metodologia é transformar os estudantes nos protagonistas de suas ações, respeitando o tempo de cada criança, a infância e o brincar. Estabelecendo um diálogo constante entre família e escola para estimular um completo desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico.

Conectando com afeto

Foto: Divulgação/Colégio Conexão

Com uma prática pautada na afetividade, a Família Conexão une o amor e a ludicidade para desenvolver um projeto diferenciado que, supre tanto a necessidade do cuidar com a ampliação do conhecimento. O professor realiza atividades referentes à projetos que busquem estimular o desenvolvimento da linguagem, do cognitivo e da motricidade, sempre respeitando a individualidade e o tempo de resposta de cada criança.

Deixar que as crianças brinquem, interajam com os amigos e sintam um ambiente de segurança e acolhimento dentro de casa são atitudes que podem parecer naturais, mas a verdade é que nem sempre isto acontece.

O Cuidar das Crianças

Foto: Divulgação/Colégio Conexão

Segundo dados do relatório publicado pela Unicef em 2018, a cada 10 crianças, 6 vivem em situação de precariedade. Em outras palavras, quase 12 milhões não têm muitos de seus direitos assegurados e 6 milhões de crianças e adolescentes vivem em situação de extrema pobreza.

O Dia da Infância é momento de comemorarmos essa fase boa e cheia de descobertas, mas é também um lembrete do caminho longo e urgente que ainda precisa ser percorrido para que os pequenos por todo o mundo tenham oportunidade de viver o início de suas vidas recebendo a devida atenção e cuidado necessário para se desenvolverem.

No Curso e Colégio Conexão, valorizamos o cuidar da Criança desde a infância, juntamente com o Programa da Escola da Inteligência que enxergou a necessidade de ensinar a Inteligência Emocional como pioneira no desenvolvimento que trabalha as habilidades e as competências socioemocionais.

O autoconhecimento pode fazer parte da vida das crianças desde cedo e ajudá-las a trilhar caminhos mais saudáveis e eticamente responsáveis.

Vimos que as escolas podem trabalhar de diferentes maneiras com esta que é uma das competências gerais da BNCC, levando os estudantes a refletirem sobre suas emoções e atitudes em diferentes situações.

Onde encontrar:

Foto: Divulgação/Colégio Conexão

O Colégio Conexão fica na rua Hermann Schulz, 270, Vila Lenzi, Jaraguá do Sul. Entre em contato através do telefone e WhatsApp (47) 9 8810 9751.

Acesse o site: conexaojaragua.com.br/

Notícias no celular

Whatsapp