8 pratos que você precisa experimentar na próxima visita à Strudel Haus

Foto Matheus Wittkowski

Por: Elissandro Sutil

24/01/2020 - 17:01 - Atualizada em: 24/01/2020 - 17:14

Em um bom café colonial, mesa farta de pratos típicos alemães não pode faltar. Considerada a casa que serve um dos mais completos cafés da cidade, a Strudel Haus se destaca pelas delícias caseiras produzidas pela família Eskelsen, administradora do local

Praticamente 70% do que é oferecido no cardápio, como as cucas, geléias e queijos, é de produção própria. E é justamente a pegada caseira, com gostinho de casa de vovó, que leva tantos turistas e também os moradores da região a aclamarem o local.

Foto: Matheus Wittkowski

São mais de cem variedades para o almoço e 80 para o café da tarde, entre doces e salgados. Apesar de levar o nome de um prato típico, o strudel – também o carro-chefe da casa -, muitos outros pratos viraram os “queridinhos” dos visitantes. Confira:

Almoço

  • Strudel de maçã: com gostinho de receita feita na casa da vó, o Strudel de maçã é um dos mais tradicionais da gastronomia alemã Apesar de muitas pessoas comerem como sobremesa, aqui na região é comum saborear o prato junto com o almoço.
  • Marreco recheado: recheado com moela, fígado, bacon e temperos. Depois disso, ele é cozido até que a carne fique macia e a pele dourada. Normalmente, acompanha repolho roxo, batatas e, claro, o purê de maçã.
  • Purê de maçã: suave, geladinho e com um toque de canela, o purê de maçã pode ser comido puro, mas geralmente é servido como acompanhamento.
  • BockWurst (salsicha alemã): a Alemanha é um dos países com o maior consumo em salsichas, linguiças e embutidos. Elas fazem parte do cardápio do dia, podendo ser consumidas no café de manhã, no almoço e no jantar.

Foto: Matheus Wittkowski

Café

  • Pastelão de frango: essa deliciosa opção tem uma massa crocante e muito bem recheada com frango desfiado e azeitonas.
  • Kochkäse: o famoso queijo cozido alemão. É feita a partir do queijo branco, que é esfarelado, salgado e fermentado, para depois ser cozido em frigideira ou panela.
  • Cuca de nata com farofa: outra delícia que compõe a mesa do café da casa. A combinação da nata com a farofa é bem alemã e agrada a muitos paladares.

  • Torta de limão: um prato que costuma agradar a todos os paladares. A massa de biscoitos crocante combina perfeitamente com o recheio doce e, ao mesmo tempo, ácido do limão.

Contato com a cultura alemã

O objetivo da Strudel Haus é trazer de volta antigas tradições germânicas, preservando em seus pratos o verdadeiro sabor da cozinha alemã. Não só isso, a família Eskelsen também se dedica muito para dar uma cara diferente ao local e aos serviços. Todos falam a língua alemã e atendem as pessoas usando trajes típicos, com música alemã ao fundo.

Além disso, a paisagem rural e o verde das montanhas que cercam o local e fazem da Strudel Haus um lugar ideal para curtir um final de semana a família no campo, em contato com a natureza e os animais. O espaço foi pensado para que os visitantes se sintam em casa, aconchegante e tranquilo, com ambiente climatizado.

Atendimento: abre somente aos domingos e feriados nacionais, das 11h30 às 19h. Nos demais dias, o espaço fica livre para a realização de eventos e confraternizações.

Onde encontrar

A Strudel Haus fica na rua JGS-492, no bairro Rio Cerro II, em Jaraguá do Sul. Entra em contato através dos telefones (47) 3372-1681 (Restaurante) e 3370-8919 (Residência) ou também pelo WhatsApp 9 9696-3887.

Veja o cardápio completo pelo site cafecolonialstrudelhaus.com.br e Acompanhe as novidades da casa pelo redes sociais: Facebook e Instagram.