A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite desta segunda-feira (21) a sessão de instalação da Legislatura 2022 da Câmara Mirim, com o compromisso e posse dos vereadores mirins eleitos no ano passado pelos seus respectivos educandários e eleição da 1ª Mesa Diretora mirim desta legislatura. A presidência dos trabalhos desta sessão, com compromisso e posse dos vereadores mirins, foi da vice-presidente da Casa, vereadora Silmara Silva Miguel (PSD). No início da solenidade, os vereadores mirins prestaram em conjunto o compromisso de posse e, logo depois, um a um nominalmente, assinaram o Termo de Posse. Logo após, vereadores adultos utilizaram a tribuna, assim como os representantes do Executivo Municipal e da Câmara Mirim.

A sessão, que aconteceu no Plenário da Câmara, contou com as presenças da vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Silmara Silva Miguel (PSD); dos vereadores Adriano Pereira (PT); Carlos Wagner – Alemão (PSL) e Professor Gilson (Patriota); da secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders; do responsável pela Coordenadoria Regional de Educação, Osvaldo da Silva Sobrinho; do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi e do assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó. Além deles estavam presentes outras autoridades municipais, ex-vereadores, ex-vereadores mirins, representantes de escolas, como diretores, professores e coordenadores, pais e responsáveis, demais familiares e outros convidados.

O Programa Vereador Mirim se fundamenta no conhecimento sobre os Três Poderes da democracia, dentre eles, o Legislativo Municipal. Foi implementado através do Decreto Legislativo nº 382, de 23 de agosto de 1999. O Programa Vereador Mirim está entrando no seu vigésimo terceiro ano de desenvolvimento, sendo merecedor de louvores pelos resultados positivos que vem alcançando, servindo inclusive de referência para outras cidades.

A vice-presidente da Casa, vereadora Silmara Silva Miguel, apontou que acredita que o mundo se transforma por meio da educação. Iniciou agradecendo aos diretores e educadores que dedicam a sua vida e investem tempo para ensinar e levar conhecimento para as crianças, para os adolescentes e para os jovens. Também agradeceu aos pais e familiares pelo apoio dado aos vereadores mirins. Disse que sentiu esperança ao observar os parlamentares mirins e falou das novas responsabilidades que esses jovens assumiram. “A partir deste momento, vocês colocam na bagagem a responsabilidade de se importar e trabalhar intensamente pelo próximo. Desejo que vocês mergulhem nesta oportunidade, porque o ano passa muito rápido e quando vocês olharem para trás, que vocês possam sair de cabeça erguida dizendo que deram o seu melhor e que tenham a convicção de que podem oferecer e contribuir muito mais ainda para a cidade, podendo disputar as eleições como candidatos”, almejou, dizendo que a Câmara se sente honrada em receber os novos vereadores mirins e colocou a estrutura do Poder Legislativo à disposição dos parlamentares mirins. “Vocês vão nos ajudar a construir uma cidade melhor, vamos juntos debater ideias e projetos. Que vocês possam aproveitar intensamente esta oportunidade e tenham muito sucesso no mandato”, desejou.

A secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, falou também em nome do prefeito Mário Hildebrandt. Apontou que foi uma noite especial. Lembrou que os vereadores mirins se colocaram à disposição para estarem presentes neste novo desafio. “Sintam-se vitoriosos por estarem aqui, mas sabendo do compromisso gigantesco de representar os mais de 50 mil estudantes do município de Blumenau. A cada aprendizado que vocês tiverem durante este ano, vocês vão levar para os educandários e disseminar com seus colegas. Como jovens vocês têm um olhar diferente dos adultos. Vocês têm um olhar apurado, o olhar do estudante do que precisa mudar na comunidade. Esse olhar que não está viciado, às vezes nós adultos temos um olhar vicioso. Aqui vocês vão conhecer o Legislativo, terão a oportunidade de ampliar todos os conhecimentos, vão melhorar oratória e vão ter a ampliação de repertório cultural e científico. É um conhecimento que vão levar para a vida”, garantiu, parabenizando os diretores, professores e familiares pelo incentivo e apoio aos estudantes.

O vereador Adriano Pereira antecipou algumas das experiências que a Câmara Mirim e a Câmara de Vereadores vão proporcionar aos parlamentares mirins. “Vocês vão aprender oratória, a ter mais disciplina, ética, compromisso, responsabilidade e terão novos aprendizados. E mais do que isso, poderão conhecer a importância da política na sua essência, que é fazer o bem às pessoas, buscar construir, buscar ser a voz do povo, buscar ouvir os anseios da população, as demandas dos locais onde moram e dos seus educandários e trazer até a Câmara de Vereadores para buscar uma solução. Nós vereadores adultos vamos visitar os educandários e lá ouvimos as demandas, mas, às vezes, parece que vocês vereadores mirins têm um olhar diferenciado e acabam vendo uma realidade que não somos capazes de enxergar, e isso será muito importante, pois poderão trazer para o parlamento mirim e também para a Câmara adulta para buscar uma solução e apresentar ideias e projetos”, apontou, desejando uma ótima jornada no parlamento mirim, um mandato exitoso e colocou o seu gabinete à disposição, como dos demais colegas vereadores para discutir ideias e propostas em prol da cidade.

O parlamentar Carlos Wagner – Alemão salientou o quanto é um defensor da educação, inclusive dentro do seu mandato na Câmara. O parlamentar fez um agradecimento aos educadores, aos diretores, aos coordenadores, aos professores e também aos familiares por incentivarem os filhos a se tornarem vereadores mirins. Enalteceu o quanto esses atores foram fundamentais neste processo. “Eu acredito que vocês, vereadores mirins, são o futuro da cidade. Aproveitem esta oportunidade ao máximo. Nós, vereadores, estamos à disposição para o que precisarem”, disse.

O vereador Professor Gilson deu boas-vindas aos novos parlamentares mirins. Apontou que como vereador e educador gosta de acompanhar as atividades da Câmara Mirim. Ele também se colocou à disposição dos parlamentares mirins. “Eu acredito que vocês vereadores mirins têm o mesmo peso de um vereador adulto. Vocês agora terão um poder e uma força para auxiliarem as suas escolas e suas comunidades. Eu percebo que os problemas de uma comunidade, as demandas daquele local acabam refletindo dentro do ambiente escolar. Eu visito as escolas e percebo essa situação. Agora vocês estando dentro das escolas também podem trazer as demandas para a Câmara e juntos vamos poder ajudar a direção dos educandários. Podemos fazer este trabalho em conjunto, podemos fazer parcerias. Estamos à disposição de vocês”, finalizou.

O assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó, se dirigiu aos vereadores mirim recém-empossados. “Vocês são importantes não só para a Câmara, mas na comunidade onde vocês estão inseridos e para o município. Neste espaço vocês vão poder conhecer as atividades de um parlamentar, além de entender como funcionam os Três Poderes. Também vai ser um espaço para criarem novas amizades, para aprenderem e para se desenvolverem como cidadãos que agem de maneira ética e correta na sociedade”, anunciou, aconselhando para que aproveitem ao máximo este ano. “Vocês estando aqui demonstram que querem aprender, fazer algo diferente em suas vidas e melhorar o convívio em sociedade. “Toda esta caminhada requer muito esforço e disciplina, mas nós da coordenação estaremos à disposição para dar todo o suporte e apoio a vocês, incentivando a serem melhores a cada dia”, disse, agradecendo as escolas parceiras do programa e também aos pais e familiares pelo apoio e dedicação para com o programa.

A professora Cleusa Furtado Kratz, da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, falou em nome das unidades escolares participantes, dizendo que foi uma satisfação poder falar em uma data festiva e que representou o início de mais um ciclo na vida dos estudantes. “Dessa experiência vocês vão levar princípios morais e éticos, valores humanos e a compreensão da importância da política no seu dia a dia”. Também falou das mudanças que a pandemia da Covid-19 provocou na educação. “As escolas não são mais as mesmas, já estamos vivendo e vamos viver novas situações que abrangem desde a relação de ensino-aprendizagem e com impactos econômicos até o pós-crise. Vocês vereadores mirins trazem consigo a esperança de novos tempos, de novos horizontes, agora vivendo a política na vida diária e, mais do que antes, vocês terão que ser empáticos, terão que se pôr no lugar do outro, terão que ser um pelo outro e por um bem comum”, declarou, dizendo que acredita na capacidade dos vereadores mirins. “Eu não poderia ser uma educadora se não acreditasse nos meus alunos, se eu não acreditasse em vocês, porque para mim a educação, antes de tudo, é um ato de fé no outro”, afirmou.

O ex-vereador Marlon Neves lembrou da sua trajetória na Câmara Mirim. Recordou dos momentos que passou com as formações, cursos, sessões, viagens e demais aprendizados. Recordou o dia em que tomou posse na Câmara Mirim “Eu estava preocupado em como seria difícil conciliar os estudos, da vida pessoal e dos outros afazeres. Será desafiador sim, mas não é impossível, nós somos capazes, vocês são capazes. Cada um de vocês na sua individualidade foi escolhido para estar aqui, para representar a sua escola, foi destaque no seu educandário”, enfatizou, lembrando das amizades que construiu na Câmara Mirim e que ainda leva em sua vida, assim como todos os aprendizados e como isso impactou a sua vida. “Vocês sairão melhores daqui vocês terão o melhor ano de suas vidas, acreditem em si mesmos, vocês estarão se desafiando e melhorando como cidadãos. Fiquem atentos no Regimento Interno e respeitem os prazos da Câmara Mirim, tenho certeza que todas as dificuldades serão superadas”, aconselhou, dizendo que a Câmara Mirim foi uma grande escola para ele e desejou um ótimo mandato a todos.

A vereadora mirim da Legislatura de 2022, Helena Pereira Lima, representante da Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun, lembrou da sua candidatura no ano passado. Também falou que neste ano na Câmara Mirim já teve a oportunidade de participar do curso de oratória. “Mas será a partir desta sessão que vamos começar oficialmente nossa jornada como vereadores mirins no município. Estamos aqui para aprender sobre o Poder Legislativo municipal, sobre o dia a dia de um vereador e para podermos efetivamente contribuir para o bem de nossa comunidade e podermos colocar nossos projetos em prática e mostrar a todos, sem medo, as nossas ideias. Tenho certeza que todo o conhecimento que adquirirmos será levado para vida”, anunciou, reiterando que não são concorrentes entre si, mas estão na Câmara Mirim para trabalhar, juntos, para buscar o melhor para o município. Finalizou agradecendo a todos que fazem parte deste projeto.

A vereadora mirim Beatriz Caroline de Andrade da Legislatura de 2022, representante da Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Hella Altenburg, apontou que foi uma honra falar em nome dos colegas recém-empossados. “Nós jovens que iniciamos nossa vida pública temos nossas responsabilidades, iniciativas e a vontade de fazer a diferença na sociedade. Esse momento e este cargo não são importantes somente para nós, mas para todos aqueles que depositaram sua confiança no nosso projeto e que continuam fazendo parte disso, depositando suas ideias e opiniões”, enalteceu, agradecendo os diretores, coordenadores, professores e alunos das escolas envolvidas neste processo.

O vereador mirim da Legislatura de 2022, Samuel Henrique Batista, do Colégio Shalom, iniciou agradeceu a Deus e a seus familiares que o apoiaram e o incentivaram e ensinaram a apreciar a política. “Eu acredito que esse será um ano de grande aprendizado, juntamente com os nossos mestres e com os meus colegas vereadores mirins, pois sei que juntos faremos um mandato de triunfos, vitórias e conquistas, compreendendo a grandeza do Programa Vereador Mirim. Tenho certeza que a população de Blumenau está muito bem representada por nós vereadores mirins”, enalteceu, agradecendo o Colégio Shalom pela oportunidade de participar do programa e do processo eleitoral e também agradeceu seus colegas que o ajudaram na organização da campanha e os eleitores que confiaram o voto na sua pessoa.

Eleição da 1ª Mesa Diretora da Câmara Mirim

Logo após a posse ocorreu a eleição para a escolha dos integrantes da Mesa Diretora Mirim que comandará os trabalhos neste primeiro semestre do ano.

Apenas uma chapa foi inscrita para concorrer aos cargos da mesa, sendo o vereador mirim Yuri Mendes Cobos Balint como candidato a presidente; Amanda Eduarda Ferreira, vice-presidente; Johann de Souza Klayn, primeiro secretário e Emily Piaz dos Santos, como segunda secretária.

Por não haver outra chapa inscrita, essa foi declarada eleita por aclamação.

O presidente mirim eleito Yuri Mendes Cobos Balint, de 14 anos, representante da Escola de Educação Básica Lothar Krieck, apresentou os demais integrantes da Mesa Diretora mirim e anunciou algumas das propostas da gestão para uma diretoria próspera. “O compartilhamento de ideias para que possamos discutir, aprovar e debater assuntos de interesse de todos; formalidade nas sessões, visando concluir e apresentar novos projetos; buscar as melhores soluções para a resolução de questões apresentadas nas sessões; sempre manter a articulação ativa entre os vereadores mirins e seus respectivos suplentes e buscar por melhorias para a cidade”, citou, agradecendo aos colegas vereadores mirins, a seus pais, seus professores e direção da sua escola pelo apoio.

Vereadores mirins que tomaram posse:

Vereador mirim titular Unidade escolar
Alana de Melo Hoegen Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke
Amanda Eduarda Ferreira Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen
André Luiz Braatz Nazário Escola de Educação Básica Carlos Techentin
Andriely Camile Ritzke Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger
Beatriz Caroline de Andrade Escola Básica Municipal Professora Hella Altenburg
Emily Piaz dos Santos Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves
Guilherme F. Albanaes Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Fernando Ostermann
Helena Pereira Lima Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun
Johann de Souza Klayn Escola de Educação Básica Pedro II
Jolie Weber Escola Básica Municipal Tiradentes e Professora Júlia Strzalkowska
Maria Eduarda Coelho Escola de Educação Básica Professor João Widemann
Matheus Bryan Nowasky Escola Básica Municipal Patricia Helena Finardi Pegorim
Raphaela E. de Siqueira Pereira Escola de Educação Básica Padre José Maurício
Samuel Henrique Batista Colégio Shalom
Yuri Mendes Cobos Balint Escola de Educação Básica Lothar Krieck