Voluntários participam de ação em Florianópolis sobre descarte de plástico nos mares

Mais de 20 voluntários da rede solidária Somar Floripa participaram desta primeira ação | Foto Cristiano Andujar

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/12/2018 - 15:12 - Atualizada em: 15/12/2018 - 15:53

Na manhã deste sábado (15), a Prefeitura de Florianópolis iniciou a campanha de conscientização de descarte de plástico em Jurerê Internacional. Mais de 20 voluntários da rede solidária Somar Floripa participaram desta primeira ação com entrega de copos sustentáveis e mutirão de limpeza da praia. 100 mil animais marinhos morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos, segundo pesquisa da Universidade de Queensland, Austrália. O estudo também mostra que mais da metade das tartarugas do mundo já ingeriram plástico.

“Agradecemos a todos os voluntários que estiveram presentes e fizeram parte deste primeiro passo para sermos uma Florianópolis Lixo Zero. Todo este apoio foi fundamental. Vimos o quanto as pessoas estão dispostas a incentivar esta mudança de hábito de descarte de plástico. A iniciativa foi muito bem recebida por todos que estavam aqui curtindo o seu dia de praia”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

De acordo com pesquisa da Universidade da Georgia, cerca de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos anualmente, o equivalente ao despejo nos mares do conteúdo de um caminhão de lixo por minuto.

Desta forma, a Prefeitura de Florianópolis sugere aos moradores e visitantes que passem a levar seus próprios copos e canudos reutilizáveis para as praias. Nesta temporada de 2018/2019 serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil copos reutilizáveis na Ilha da Magia.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?