O vulcão Cumbre Vieja segue assolando a Ilha de La Palma. Desde o dia 19 de setembro ele despeja lava pela ilha de La Palma e já fez milhares de pessoas evacuarem a ilha, levando o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres, a declarar que este é o pior vulcão que atingiu a Europa nos últimos 100 anos.

Além dos sentimentos de desespero nos moradores locais, o vulcão assustou muita gente ao redor do mundo e também despertou a curiosidade de muitos. Entre os brasileiros, uma delas é sobre a existência de vulcões aqui no Brasil.

O Brasil possui diversos vulcões, porém todos estão inativos ou extintos há milhares de anos. O território brasileiro está no lado leste da placa tectônica sul-americana, então acaba ficando longe da zona de separação da placa africana.

Por estar afastado da área de contato, o Brasil não chega a sentir os efeitos dos movimentos da placas.

Vulcões no Brasil

  • Vulcão Amazonas

Descoberto em 2002, este é o vulcão mais antigo do mundo, ele existiu quando a única forma de vida na Terra eram bactérias.

Foto: Reprodução.

O vulcão fica localizado entre os rios Tapajós e Jamanxim.

Ele tem cerca de 1,9 bilhão de anos, seu diâmetro tem 22 quilômetros e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

A área verde e úmida que existe ali é relativamente recente, de apenas 400 milhões de anos atrás.

  • Vulcão em Nova Iguaçu

Há cerca de 40 milhões de anos, o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, foi centro de atividades vulcânicas.

A hipótese existe pelo aparecimento de rochas tipicamente vulcânicas como piroclásticas e bomba vulcânica.

Esse vulcão seria já extinto, perdendo até mesmo sua formação de cone.

  • Vulcão Cabugi

Este é o único vulcão extinto no Brasil que ainda possui sua formação de cone. Ele fica localizado no município de Angicos, no Rio Grande do Norte.

Ele tem 970 metros de altura e é formado por rochas intrusivas alcalinas basálticas.

  • Vulcão de Caldas Novas?

A população acredita que as águas termais presentes no município de Caldas Novas, em Goiás, são resultado da presença de um vulcão, porém, isso não passa de um mito.

As águas quentes são um fenômeno natural que surgem de fraturas no subsolo por onde a água se infiltra e encontra com camadas de terra que possuem temperaturas elevadas, tornando a água aquecida.

Por que não existem vulcões ativos no Brasil?

Para a sorte da população, o Brasil não sofre com vulcões ativos há muito tempo. Isto por conta de dois principais fatores.

A primeira razão é pela formação geológica de milhões de anos do país, por muito tempo o relevo ficou suscetível há fatores externos como chuva, vento e sol que extinguiram os vulcões ativos.

Já a outra é pelo fato do Brasil estar no meio da placa tectônica sul-americana, ficando longe da área mais atingida pelo movimento das placas.