Você sabe como proteger seu animal do barulho dos fogos de artifício?

Foto: Sparkle/istock

Por: Giulia Venutti

26/12/2019 - 08:12 - Atualizada em: 30/12/2019 - 12:50

O fim de ano é marcado por festas e comemorações, mas também é marcado por preocupação por parte de quem tem cachorro e gato! O barulho e o clarão provocado pelo tradicional show de fogos de artifícios assusta os pets podendo desencadear crises de estresse, de ansiedade e até mesmo ataques de pânico.

Os animais têm a capacidade auditiva quatro vezes maior do que os seres humanos. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o barulho se torna tão forte que pode causar danos irreversíveis a eles. É por isso que separamos cinco dicas de como protegê-los para que eles não se sintam tão assustados e sozinhos. Confira!

 

 

1. Abrigue o animal dentro de casa

Quanto mais isolado o local for, melhor para ele! Mantenha as portas e janelas fechadas para abafar o som e também evitar possíveis fugas. Pode ser em um quarto, na lavanderia ou até mesmo dentro da garagem. Não deixe-o em sacadas, perto de piscinas ou preso em correntes.

Foto: Imagem ilustrativa

2. Seu brinquedo favorito

Ajude-o distraindo com brinquedos que ele possa morder ou até mesmo que ofereçam recompensas, como aqueles que soltam petiscos ou ração. A ideia principal é tirar o foco do barulho lá fora. Para os cachorros, oferecer ossos grandes vendidas em pet shops pode ser uma boa opção, pois irá fazer com que eles permaneçam distraídos por horas.

3. Deixe seu pet cansado

Durante o dia 31 passeie com o seu cão, faça corridas, leve-o para brincar. Assim como também brinque com o seu gato e provoque corridas pela casa. Os exercícios farão com que ele fique cansado, deixando-o mais relaxado e possivelmente menos preocupado com os barulhos.

Foto: Sparkle/istock

4. Use técnicas relaxantes

Utilize músicas e até mesmo essências relaxantes no ambiente! Pergunte ao seu veterinário de confiança sobre feromônios que reduzem o estresse.

5. Esteja presente

Talvez essa seja a dica mais importante de todos! Com certeza a sua presença será reconfortante em momentos de tensão, afinal, você é o melhor amigo dele. Lembre-se que mesmo sendo apenas 15 minutos de fogos, mais vale cuidar do seu amigo do que vê-lo sofrer e até mesmo correr o risco de perdê-lo, não é mesmo.

São pequenos cuidados que podem fazer a diferença! É importante reforçar que apenas dê um medicamento ao seu animal com a prescrição do veterinário. Independente da dica que será seguida, faça o possível para protegê-lo e ajudá-lo a passar a virada de ano com tranquilidade. Ele merece!

Quer receber as notícias no WhatsApp?