Vítima de infarto, empresário Renato Trapp deixa importante legado profissional

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Thomas Madrigano

17/09/2021 - 21:09 - Atualizada em: 17/09/2021 - 21:12

Renato Eugênio Trapp, diretor-presidente da Metalúrgica Trapp, morreu no fim da manhã da última sexta-feira (17), aos 73 anos, em Jaraguá do Sul.

O empresário sofreu um infarto em sua residência, no bairro Vila Nova, por volta das 11h20. Os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados e realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar, mas Trapp não resistiu.

Casado com Carmen Barg Trapp, com quem teve três filhos – Maike, Alexandre e Eugênio -, o empreendedor deixa um importante legado profissional.

Trajetória profissional

Nascido em 1947, em Jaraguá do Sul, Renato Eugênio Trapp começou sua trajetória de sucesso aos 13 anos, trabalhando como office boy não remunerado de um escritório de contabilidade.

Já aos 16 anos, virou aprendiz de telegrafista na Agência dos Correios e Telégrafos. A ascensão profissional só foi interrompida pelo dever patriótico: Trapp foi servir na Polícia do Exército, no Rio de Janeiro, então capital da República.

Renato Trapp serviu na Polícia do Exército | Foto: Reprodução

“O exército foi a minha faculdade. Vejam, eu saí do interior e cheguei à cidade grande, nunca tinha visto um prédio na minha vida”, relembrou o empresário em 2017.

Metalúrgica Trapp

Ao deixar a caserna, Trapp foi servir em uma outra missão: ajudar a empresa da família a prosperar. O começo foi suado, e o jovem teve de aprender todas as funções operacionais exercidas pelo pai.

Inicialmente, a produção de alambiques para destilar cachaça era o carro-chefe. Mas, pouco a pouco, outras oportunidades foram aparecendo e o faro empreendedor de Trapp foi sendo aguçado.

Em viagens ao exterior, ele observava as tendências do mercado e analisava produtos que poderiam revolucionar o mercado brasileiro.

É o caso dos trituradores de galhos e resíduos orgânicos para uso doméstico. A ideia de desenvolver o produto veio durante uma viagem à Alemanha, quando Trapp visitou a maior feira de jardinagem do mundo.

O empresário era casado com Carmen Barg Trapp

Com o tempo, outros produtos foram sendo criados e a fábrica foi investindo na linha rural e trazendo novidades para o mercado. Atualmente, cerca de 500 produtos compõem o portfólio da empresa.

“Em primeiro lugar você deve acreditar no que faz e fazê-lo fazer com amor. Trabalhe muito para alcançar suas metas e objetivos. Esteja sempre atualizado, executando suas tarefas com muito esmero. E finalmente seja humilde. Humildade é o segredo para se vencer na vida e nos negócios”, disse Renato Eugênio Trapp a clientes e funcionários, também em 2017.

Lideranças e entidades manifestam pesar

Em nota, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, afirmou que recebeu com tristeza a confirmação da morte de Trapp, a quem se referiu como “um grande incentivador do desenvolvimento da nossa comunidade”.

“Sempre disposto a ajudar e trabalhar pelo bem comum. Deixa um legado de um homem de família, íntegro e trabalhador”, disse Lunelli.

A Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul) também manifestou seu pesar pelo falecimento do empreendedor.

“Expressamos o reconhecimento à importante contribuição do empresário para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul e sua participação na comunidade. Aos familiares, colaboradores e diretoria da Metalúrgica Trapp, nossa solidariedade”, diz trecho da nota.

Ex-presidente do Clube Atlético Baependi, Renato Eugênio Trapp também foi lembrado pela agremiação.

“Com pesar, queremos dividir nossos sentimentos pelo falecimento do Sr. Renato Eugênio Trapp, que emprestou seu conhecimento e sua garra como presidente do Clube Baependi, na gestão 1993/95, e posteriormente a esse período, ainda por muitos anos, sempre se manteve dedicado às questões que envolviam nosso Clube Baependi”.

Velório

O empresário está sendo velado na Capela Maria Leier, no Centro. Às 10h de sábado (18), o corpo segue para o Crematório Catarinense.