Visitação gratuita: Católica de Jaraguá do Sul recebe exposição de tributo a Frida Kahlo

Por: Elissandro Sutil

25/11/2016 - 14:11

A Biblioteca Padre Elemar Scheid, na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, recebe até o dia 12 de dezembro a exposição “Tributo a Frida Kahlo”. A entrada é gratuita e aberta ao público. São 13 pinturas, 14 desenhos e 12 bonecas de pano que retratam a pintora mexicana.

Os trabalhos foram produzidos por idosas que participam do Centro de Convivência – instituição ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaraguá do Sul, sob a orientação da artista e educadora social Lisete Maurício Niels.

dsc02925

Um dos trabalhos expostos na Católica

A exposição está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 22h30min, e, aos sábados, das 8h às 12h. A Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul fica na Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau.

Quem foi Frida Kahlo?

Frida Kahlo nasceu na cidade de Coyacán (México) em 6 de julho de 1907 e foi uma importante pintora mexicana do século XX. Aos 18 anos, sofreu um grave acidente de ônibus e teve diversas fraturas pelo corpo. Para ocupar as horas vagas, durante a recuperação, passou a pintar. Em agosto de 1929, casou-se com o pintor mexicano Diego Rivera com quem teve um casamento tumultuado e instável.

É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu. Após uma grave pneumonia, morreu em embolia pulmonar em 13 de julho de 1954.

A biblioteca Padre Elemar Scheid também expõe trabalhos de artistas da região e de outras cidades com o objetivo de valorizar a cultura local. As exposições podem ser agendadas pelo telefone 3275-8269, a partir das 13h30min.