Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Organização das Nações Unidas, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.
Alterações de comportamento, machucaduras pelo corpo sem explicação, isolamento do convívio com amigos, com pessoas da vizinhança e com familiares são alguns dos sinais que podem indicar que esteja ocorrendo violência.
A Polícia Civil pede que quem convive com idosos fique atento aos sinais de alerta. Caso perceber que algum idoso possa estar sofrendo alguma forma de violência, telefone para o Disque Denúncia da Polícia Civil (181) ou mande uma mensagem para o WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011.
Golpes
Idosos têm sido vítimas de crimes praticados por telefone. Golpistas ligam para os idosos e pedem o número do cartão bancário, a senha de segurança do cartão, dados relativos ao CPF e RG. Em alguns casos, eles informam que vão mandar um motoboy buscar um cartão do idoso para que seja encaminhado ao banco.
Converse com o idoso, evite que terceiros mandem essas mensagens e enganem a pessoa idosa a praticar crimes. Lembre-se, o cuidado e atenção de um familiar nesse momento é importantíssimo.
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.