A Vigilância Sanitária de Joinville, em parceira com o VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região -, iniciou nesta segunda-feira (02) o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. A capacitação, que terá um total de 20 horas/aula, ocorre na sala João Martinelli, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).
Estão participando cerca de 40 profissionais de Joinville e região que atuam diretamente com a manipulação de alimentos, bem como os donos de estabelecimentos, proprietários de serviços de alimentação e nutricionistas. “Nossa proposta é disseminar as boas práticas e minimizar os riscos de ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados”, explicou Valdir Hruschka, fiscal da Vigilância Sanitária.
Entre as questões abordadas estão higienização do ambiente, de utensílios e dos alimentos; acondicionamento e temperatura dos alimentos; procedência e rotulagem dos produtos utilizados; segurança do trabalhador; procedimento operacional padrão para a segurança alimentar; e produtos de origem animal.
O curso tem como base a Resolução nº 216 da Anvisa, de 15/09/2004, que traz o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Essa é a primeira programação do ano de 2018 e outras três serão realizadas até dezembro.
Na abertura, o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, falou sobre a importância da atividade e lembrou que essa é também uma ação oferecida pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Jean adiantou que pretende ampliar o número de cursos ao longo do ano, aumentando o número de pessoas e estabelecimentos atendidos.