Inúmeras denúncias de pacientes com suspeita de coronavírus que descumprem o período de quarentena chegam diariamente à Vigilância Epidemiológica de Nova Veneza.
Quando o paciente teve contato com um caso positivo deverá permanecer por 15 dias em isolamento domiciliar.
A secretária de Saúde do município, Maristela Vitali Cúnico, afirma que a equipe segue duas linhas de trabalho.
“A primeira é reforçar os cuidados com higienização e isolamento social e, a segunda, em casos suspeitos, onde a família e quem teve contato com o paciente faça o cumprimento da quarentena. Nós estamos recebendo denúncias de suspeitos que não estão fazendo quarentena. E aí vamos comprometer tudo. É uma situação muito preocupante. A pessoa que está de quarentena tem que permanecer porque ela está colocando em risco muitas pessoas", observa.
Outro problema é a falta de consciência da população sobre a importância do isolamento, conforme explica o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel Araújo.
"As pessoas insistem ainda em não acreditar. Os casos estão aumentando a cada dia e são de contágio comunitário, ou seja, não se sabe de onde pegou o vírus. Precisamos nos conscientizar e manter os cuidados necessários para combater a doença", ressalta.