Vigilância Ambiental de Joinville faz alerta sobre escorpiões

Foto: Divulgação

Por: Windson Prado

15/09/2018 - 12:09

Em virtude da elevação do número de ocorrências confirmadas, a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Joinville alerta sobre a presença de escorpiões em todas as regiões da cidade.

O escorpião-amarelo, com ampla distribuição em todas as macrorregiões do país, representa a espécie de maior preocupação em função do potencial de gravidade do envenenamento por sua fácil adaptação ao meio urbano e reprodução que independe da presença de outro indivíduo da espécie.

O acidente com escorpião é o envenenamento provocado quando o animal injeta veneno através de ferrão. Os escorpiões são representantes da classe dos aracnídeos, predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade.

Grupos de risco

Os grupos mais vulneráveis são os trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem maiores períodos dentro de casa ou nos arredores, como quintais. Também estão sujeitos os trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, por manusear objetos e alimentos onde os escorpiões podem estar alojados.

Sintomas

A grande maioria dos acidentes é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os adultos apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático.

Já crianças abaixo de sete anos apresentam maior risco de alterações sistêmicas nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem soroterapia específica em tempo adequado.

Como prevenir acidentes

  • Mantenha jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;
  • Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada;
  • Limpe periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos numa faixa de um a dois metros junto às casas;
  • Como muitos destes animais apresentam hábitos noturnos, a entrada nas casas pode ser evitada vedando-se as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

Quer receber as notícias no WhatsApp?