Vídeo: rotatória da Ottokar Doerffel foi projetada pelo Waze para reduzir tempo perdido no trânsito em Joinville

Foto Reprodução/Waze

Por: Elissandro Sutil

18/07/2019 - 11:07 - Atualizada em: 18/07/2019 - 11:14

O Waze For Cities Data, antes conhecido como Connected Citizens, estreou em outubro de 2014 com dez cidades parceiras e cresceu para mais de mil parceiros em todo o mundo.

Gratuito, o programa é uma via de mão dupla para troca de dados publicamente disponíveis e aproveita a tecnologia mobile e o tráfego de dados crowdsourcing para fortalecer municípios e socorristas a melhorar a infraestrutura urbana existente.

Recentemente, Joinville se beneficiou com as informações coletadas pela iniciativa em uma mudança real que reduziu o tempo que os motoristas passam no trânsito do município.

Foto Reprodução/Waze

Com dados da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, a plataforma desenvolveu um projeto de intervenção na rua Ottokar Doeffer, um cruzamento crítico na cidade.

A solução encontrada para contribuir com a mobilidade no local foi a implantação de uma rotatória de praticamente uma quadra inteira. Segundo o Waze, a mudança garantirá uma economia de três dias e sete horas ao ano para quem trafega pela região.

Assista ao vídeo

 

Mudanças pelo mundo

Atualmente, o Waze For Cities Data conta com 190 parceiros em toda a América Latina, sendo 70 no Brasil, incluindo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville e Vitória, além de órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O programa já foi útil para cidades do mundo inteiro, atuando na redução de acidentes em uma rodovia de Budapeste, na Hungria, e até agilizando o tempo de resposta de equipes de socorro em Israel.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger