Um redemoinho de aproximadamente 30 metros de altura assustou moradores de Brejo Bonito, um pequeno povoado de Bom Jesus de Goiás, na região sul do estado. Segundo informações do G1, o representante comercial Elton José, de 45 anos, trabalhava no local quando filmou o fenômeno.

“Eu nunca tinha visto nada parecido e naquela proporção. O pessoal ficou assustado com a força e tinha gente até correndo”, disse Elton à reportagem do G1.

Elton conta que registou o redemoinho por volta de 13h, nesta segunda-feira (31). Apesar de ninguém ficar ferido, ele diz que teve medo que a região urbana do povoado fosse atingida. “Foi Deus que não deixou ir até a cidade, já pensou nos estragos?”, pondera.

Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, nesta época do ano é comum a formação de redemoinhos em Goiás. “A terra está exposta e as condições do tempo, temperatura elevada e umidade baixa, propiciam a ocorrência desse fenômeno”, esclarece.

André completa que redemoinhos deste tipo podem chegar a 40 metros de altura.

“O redemoinho começa a formar e logo perde a intensidade. Não levanta gente, mas pode danificar telhas ou derrubar outdoors. Ele gera velocidade, mas um ou dois minutos depois, morre”, detalha.

De acordo com o representante comercial que filmou, o redemoinho em Brejo Bonito durou cerca de 2 minutos, mas afetou a rede elétrica do povoado. Segundo a Enel informou em nota, um cabo da rede de energia elétrica foi partido.