Na tarde de segunda-feira (5), em Florianópolis, um Pinguim-de-Magalhães foi encontrado debilitado sobre algumas pedras próximo à Passarela Nego Quirido, na área central da cidade. Ele foi resgatado pela Guarda Municipal na orla do mar e encaminhado para atendimento.

Depois, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) levou o animal para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal).

O pinguim foi medicado e passou por alguns exames iniciais, depois foi levado para uma sala de estabilização. Ele também foi aquecido em uma unidade de tratamento para animais.

De acordo com a equipe R3 Animal, após ser tratado, ele deve se unir a outros pinguins que também estão passando por reabilitação antes de voltar à natureza.

Além desse pinguim, outro animal da mesma espécie foi resgatado na segunda-feira, ele está estabilizado e outros cinco estão em um recinto com piscina. A última soltura de pinguins na capital foi em março deste ano.